Presidente da Acia de Americana comenta conquistas e desafios do comércio no município
As atividades industriais cresceram em Americana durante o período da pandemia do Covid-19 impulsionadas, principalmente, pelo setor de confecções. De acordo com o Informativo Socioeconômico lançado pela prefeitura em julho, o total de empresas abertas na área industrial ultrapassaram 3,3 mil em 2021. Entre os anos de 2019 (ano anterior à pandemia) e 2021, houve um aumento de 7% de abertura de empresas nessa atividade econômica. Em 2019, o número de empresas abertas foi de 3,1 mil.
O setor de confecções da indústria têxtil corresponde a 41% das atividades industriais realizadas no município, de acordo com os números de 2021, último ano com dados econômicos no informativo. Após mais de um século de sua fundação, Americana considerada destaque do ramo têxtil no início de sua história, apelidada de Princesa Tecelã, ainda tem a maior parte das empresas industriais na área de tecidos.
No segmento de tecelagem, 531 empresas foram instaladas na cidade em 2021. Em 2019, a quantidade era de 514. Outros ramos ligados à tecelagem também evoluíram, mesmo com a pandemia, como o de fios e linhas, subiu de 125 empresas, em 2019, para 144 fábricas, em 2021.
O TODODIA ouviu o diretor da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Marcelo Antonio Fernandes, sobre as conquistas dos setores na cidade, em celebração ao aniversário do município, comemorado neste sábado (27).
Marcelo Fernandes é empresário e coordenador do Expodeps, feira de prestadores de serviços voltada para empresários realizada pelo Deps (Departamento das Empresas Prestadoras de Serviços). A eleição do atual presidente aconteceu em junho e seu mandato segue até 2025.
As atividades econômicas industriais cadastradas na Prefeitura de Americana demonstraram evolução a cada ano desde 2017, primeiro ano com dados no informativo. Atualmente, a Acia conversa com empresários e comerciantes para levantar problemas e promover estratégias para trazer melhorias ao cenário econômico de Americana.
Atualmente, a Acia busca atrair compradores principalmente para o comércio de rua, que sofreu maior impacto pela pandemia. “Quanto mais os consumidores comprarem na cidade, seja no bairro ou no comércio central, mais o comércio local é fortalecido”, indicou o presidente da instituição.
Marcelo Fernandes aponta que o foco da Acia é trazer recuperação, principalmente para o comércio. “Hoje muitas pessoas optam pela compra na Internet, mas toda vez que essa compra leva para uma empresa que não é da cidade, o comércio do município deixa de lucrar com essa venda. A gente precisa fortalecer o comércio local”, destacou.
“Na prática, nossa meta é fazer com que as empresas ganhem mais, produzam mais. Fazendo isso, vamos fazer com que a cidade se destaque no aumento de produção e vendas. Temos que deixar as empresas de americana cada vez melhor, para que gerem mais desenvolvimento para a nossa cidade”, disse.