Quinta, 27 Janeiro 2022

Santa Bárbara d'Oeste ostenta a menor taxa de desemprego da região

Aniversário de Santa Bárbara d’OesteEmprego & Renda

Santa Bárbara d'Oeste ostenta a menor taxa de desemprego da região

Cidade se beneficia do fato de estar estrategicamente situada entre duas regiões metropolitanas: a de Campinas e a de Piracicaba

Taxa de desemprego é menor quando comparada a outras cidades da região (Foto: Diretoria de Comunicação Governamental)

Santa Bárbara d'Oeste é a cidade com a menor taxa de desemprego da região de acordo com estudo divulgado pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), no mês de novembro. Com base em dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, o estudo aponta a taxa de desemprego de 2,43% no Município no mês de setembro.

A taxa é inferior se comparada aos municípios de Sumaré (3,04%), Hortolândia (6,02%), Americana (7,70%) e Nova Odessa (12,01%) e inferior também entre a média dos 20 municípios da região metropolitana.

Segundo a prefeitura, novos empreendimentos implantados se refletiram na abertura de oportunidades de trabalho. Contribuiu para isso o fato da cidade estar estrategicamente situada entre duas Regiões Metropolitanas: a de Campinas e a recém-criada de Piracicaba.

No ano de 2021, foram criados em Santa Bárbara d'Oeste 3.177 empregos formais (janeiro a setembro).

E o acumulado nos últimos 12 meses (outubro de 2020 a setembro de 2021) é de 3.990 empregos com carteira assinada.

A lista dos recentes empreendimentos que foram anunciados ou se instalaram efetivamente no município, em 2021, segundo a prefeitura, envolve empresas nacionais e multinacionais.

Lojistas torcem por retomada plena da economia em 2022
Em entrevista ao TODODIA, o presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d'Oeste), João Batista de Paula Rodrigues, afirmou que os comerciantes esperam um 2022 com a economia novamente aquecida, após o período de restrições imposto pela pandemia nos últimos dois anos.

TODODIA - Santa Bárbara d'Oeste comemora o aniversário de 203 anos de fundação. Cite alguns motivos que aqueles que aqui nasceram ou que escolheram esta cidade para viver e constituir família têm para comemorar.
João Batista De Paula Rodrigues - Para nós, que somos barbarenses de nascimento, é um orgulho muito grande ver nossa cidade se transformando e com crescimento visível. Penso que os que vieram para Santa Bárbara dOeste de outras regiões sentem o mesmo orgulho de nós barbarenses, eles foram bem acolhidos e hoje ajudam no desenvolvimento de nossa cidade com sua força de trabalho.

TODODIA - Como a Acisb vê o cenário de retomada econômica pós-pandemia? Há expectativa de aquecimento dos negócios e novas contratações, mesmo após o período de final de ano, ou o setor ainda está cauteloso?
A Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara dOeste) vem, há 57 anos, incentivando nossos empresários tanto da indústria, comércio e prestadores de serviços a buscarem o seu crescimento. Temos visto que vários setores da nossa economia têm se destacado nos últimos tempos a nível regional e estadual, pela ótima condição que a cidade oferece. Isto com certeza favorece novas contratações em todos os setores da nossa economia.

TODODIA - A Acisb tem apostado em ações como palestras e networking, voltadas aos seus associados. Qual o caminho para o setor de comércio virar a página e vislumbrar um 2022 de pleno crescimento?
A Acisb procura oferecer aos seus associados meios para aperfeiçoar suas ações. Estamos muito otimistas com o momento atual e confiantes que em 2022 teremos um bom nível de crescimento, pois muitas empresas têm visto o grande potencial que a cidade oferece neste momento, principalmente a nível regional.

TODODIA - Como tem sido a relação com a prefeitura, neste primeiro ano de nova gestão?
A Acisb sempre manteve um bom relacionamento com o poder público de nossa cidade. Temos com a atual administração um bom entendimento.





 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/