domingo, 28 abril 2024

Moradores revelam porque vivem em Sumaré

Desenvolvimento, saúde, educação de qualidade, emprego, tranquilidade 

Em 2021, Sumaré foi destaque entre as 100 melhores cidades para se viver no país. O levantamento IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) realizado pela consultoria Macroplan, no ano passado, foi publicado pela revista Exame. De acordo com a publicação, o município ganhou quatro posições, na comparação com o último ano (2020), e apareceu em 22º lugar no ranking geral das maiores cidades com mais de cem mil habitantes.

Na ocasião, o prefeito Luiz Dalben comemorou o resultado, afinal Sumaré também carrega o título de cidade promissora das Américas. “Mesmo com as dificuldades financeiras impostas aos municípios brasileiros por causa da pandemia do coronavírus, com queda na arrecadação, temos honrado e mantido o compromisso de investir em todas as áreas, agregando excelência aos serviços ofertados à população”, comentou Dalben na época.

Passado mais de um ano desde a divulgação do levantamento, a população – ou parte dela – reforça os critérios apontados pelo IDGM. Há um ano morando em Sumaré, o carioca Aroldo Alves, líder de elétrica, disse que a tranquilidade da cidade do interior paulista é um dos fatores positivos. Na sequência, ele cita a Saúde como outro ponto positivo da cidade onde optou viver com a família. “É muito bom ver a saúde funcionando corretamente e aqui é assim”, apontou. Ele encerra a lista destacando o trânsito, segundo ele, bem mais fácil de se locomover.

Morador da Vilas Soma há dez anos, o ajudante Ademilson Rodrigues Moreira disse gostar de morar em Sumaré, mas aponta a necessidade de melhoria do transporte público.

O comerciante Victor de Oliveira destaca a Educação acomo fator positivo. “Tem bastante oferta e qualidade na Educação, isso é muito positivo”, afirmou, acrescentando que vive em Sumaré há 20 anos. Ele aponta, no entanto, a necessidade de melhoria do asfalto e da sinalização. “Trabalho como motoboy e vejo essa necessidade”, observou.

Mãe e filha, respectivamente, Rosemeire e Gabriele Costa Romero, destacam a tranquilidade de viver em Sumaré. “É bem tranquilo em comparação a São Paulo, por isso é bom viver aqui”, afirmou Rosemeire. Já a adolescente, destacou a facilidade em encontrar variedade de serviços e produtos no Centro da cidade.  

Valdir Patrocínio da Costa é dono da banca de jornais Matriz e vive em Sumaré há seis anos. “É uma cidade muito boa pra se viver”, resume. O morador sugere melhorias no setor do trânsito, principalmente um viaduto na entrada da cidade a fim de melhorar o fluxo nos horários de pico. 

O estudante Givanildo dos Santos Silva disse que a família mora há nove anos na cidade. Ele aponta fatores positivos na Educação e a necessidade de melhorias no trânsito. Ele aproveitou para destacar o preconceito sofrido por moradores que, como ele, vivem em bairros como a Vila Soma, por parte de outros bairros. “Acho que não deveria existir discriminação entre os moradores, estamos na mesma cidade”, observou. 

 A dona de casa Maria Barbosa gostaria que a cidade tivesse um hospital municipal. Segundo ela, apesar da UPA, é preciso um hospital para aumentar o atendimento à população. “No mais, está tudo bem”, avaliou.

A vendedora ambulante Débora Moreira, conhecida como Mineira, não esconde a paixão por Sumaré. Apesar de morar em Hortolândia, mas trabalhar todos os dias em Sumaré, ela destaca o perfil acolhedor da cidade e dos habitantes. “Trabalho há cinco anos aqui por que fui muito bem recebida, me sinto abraçada pela cidade, sem discriminação, muito bem acolhida”, afirmou.  

O também comerciante Francisco Oliveira Silva elogiou a Saúde, e destacou melhorias no atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Centro. “Melhorou bem o atendimento aqui da UPA”, destacou. Por atuar na praça da República, no Centro, ele pede a atenção da prefeitura para abertura dos sanitários nos feriados, quando o comércio está aberto. “Muitas pessoas que estão no Centro precisam usar, mas os banheiros estão fechados”, afirmou.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também