Município tem como prioridade manter o desenvolvimento da aprendizagem até 2025
Ao analisar os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentados no quinto ano de vigência do PME (Plano Municipal de Educação) de Sumaré, tanto o Ensino Fundamental como o Médio, atingiram o nível de suficiência de 80% previsto para o último ano de vigência do plano municipal, que acontece em 2025, antecipando a meta. “Como a meta foi assegurada antecipadamente, cabe à Secretaria Municipal de Educação monitorar e mantê-la”, explicou o secretário de Educação de Sumaré, José Ribeiro Marin.
Segundo ele, a pasta estabelece convênios, programas e projetos com o Governo Estadual, como o Currículo Paulista 2019 e o Projeto Aprender Juntos 2022. Já em parceria com o Governo Federal fez adesão ao programa Tempo de Aprender. As adesões realizadas estão relacionadas ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), e ao Ideb, como forma de analisar e instituir políticas públicas na rede municipal que visem o desenvolvimento da aprendizagem escolar e manutenção da qualidade de ensino.
“Pensando no processo contínuo de reestruturação curricular, a formação continuada de professores, gestores e demais educadores desenvolvem estudos com foco na ação-reflexão-ação. Assim, os instrumentos periódicos e específicos da avaliação municipal estão contemplados no âmbito institucional escolar, interno de rede e externo por adesão a Programas Estaduais e Municipais”, completa o secretário.
Marin acrescentou que, neste ano, foi instituída a comissão de avaliação em rede para acompanhar e avaliar a elaboração e organização das avaliações externas, bem como monitorar e analisar a aplicação dos instrumentos de avaliação para verificar a qualidade do Ensino Fundamental que está sendo ofertada.
Anualmente, projetos como a Mostra Científico-Cultural da rede municipal integram o ensino de ciências ao currículo e proporcionam o desenvolvimento da alfabetização científica dos alunos. Também neste ano, segundo o secretário, as salas de aula foram equipadas com lousas digitais que, além de desenhar e fazer anotações, é possível inserir diferentes tipos de materiais dentro do arquivo de aula, enriquecendo e deixando mais atrativo o conteúdo programático a ser desenvolvido pelos estudantes.