sexta-feira, 26 abril 2024

Sumaré antecipa metas de qualidade de ensino

Município tem como prioridade manter o desenvolvimento da aprendizagem até 2025

Profissionais da educação de Sumaré fizeram treinamento para uso de lousas digitais (Foto: Prefeitura de Sumaré/ Divulgação)

Ao analisar os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentados no quinto ano de vigência do PME (Plano Municipal de Educação) de Sumaré, tanto o Ensino Fundamental como o Médio, atingiram o nível de suficiência de 80% previsto para o último ano de vigência do plano municipal, que acontece em 2025, antecipando a meta. “Como a meta foi assegurada antecipadamente, cabe à Secretaria Municipal de Educação monitorar e mantê-la”, explicou o secretário de Educação de Sumaré, José Ribeiro Marin.

Segundo ele, a pasta estabelece convênios, programas e projetos com o Governo Estadual, como o Currículo Paulista 2019 e o Projeto Aprender Juntos 2022. Já em parceria com o Governo Federal fez adesão ao programa Tempo de Aprender. As adesões realizadas estão relacionadas ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), e ao Ideb, como forma de analisar e instituir políticas públicas na rede municipal que visem o desenvolvimento da aprendizagem escolar e manutenção da qualidade de ensino.

“Pensando no processo contínuo de reestruturação curricular, a formação continuada de professores, gestores e demais educadores desenvolvem estudos com foco na ação-reflexão-ação. Assim, os instrumentos periódicos e específicos da avaliação municipal estão contemplados no âmbito institucional escolar, interno de rede e externo por adesão a Programas Estaduais e Municipais”, completa o secretário.

Marin acrescentou que, neste ano, foi instituída a comissão de avaliação em rede para acompanhar e avaliar a elaboração e organização das avaliações externas, bem como monitorar e analisar a aplicação dos instrumentos de avaliação para verificar a qualidade do Ensino Fundamental que está sendo ofertada.

Anualmente, projetos como a Mostra Científico-Cultural da rede municipal integram o ensino de ciências ao currículo e proporcionam o desenvolvimento da alfabetização científica dos alunos. Também neste ano, segundo o secretário, as salas de aula foram equipadas com lousas digitais que, além de desenhar e fazer anotações, é possível inserir diferentes tipos de materiais dentro do arquivo de aula, enriquecendo e deixando mais atrativo o conteúdo programático a ser desenvolvido pelos estudantes. 

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