Sábado, 13 Agosto 2022

Sumaré, terra de multinacionais

Aniversário de Sumaré - 154 anosGrandes Empresas

Sumaré, terra de multinacionais

Polo industrial atrai empresas de outros países  

Empresa 3M é uma das principais multinacionais com operação em Sumaré (Foto: Divulgação)

O polo industrial de Sumaré cresce a cada ano. A infraestrutura, com a proximidade do Aeroporto Internacional de Viracopos e o acesso às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, além das políticas de incentivo fiscal adotadas, foram responsáveis por atrair diversas indústrias à cidade nos últimos anos.

Entre as grandes empresas que compõem o polo industrial de Sumaré, destaque para as multinacionais. A 3M é uma empresa original dos Estados Unidos, fundada em 1902. Inicialmente, seus donos apostaram na mineração. No entanto, com poucos resultados, mudaram o foco para a produção de abrasivos.

Atualmente, a empresa tem mais de 100 mil patentes registradas, e seus produtos abrangem diversas áreas, como saúde, segurança do trabalho e construção. Desde 1954, a matriz brasileira da 3M fica em Sumaré (antes era sediada em Campinas). Na cidade, a empresa abriu um CTC (Centro Técnico para Clientes) em 2005, local onde as tecnologias usadas pela indústria podem ser testadas.

A Amanco faz parte do grupo mexicano Mexichem, do ramo químico e petroquímico e referência na América Latina. O grupo é multinacional, com sedes em outros países, com presença na Europa e na Ásia. No Brasil, é especializada em produção de resinas de PVC, especificamente tubos para fluidos usados em sistemas de esgoto, caixas d'água e distribuição de gás, por exemplo.

Presente no país desde 2006, a Amanco tem mais de nove sedes. Em Sumaré, a indústria usa o nome do grupo ao qual pertence (Mexichem). 

Sumaré é a sede da empresa automobilística Honda na América do Sul. Originalmente, a indústria foi fundada pelo mecânico japonês Soichiro Honda, que começou a empresa inventando uma bicicleta motorizada há mais de 70 anos. Em Sumaré, são feitos processos de pré-montagem, montagem e inspeção final dos carros. A empresa ocupa uma área de mais de 1,5 milhão de metros quadrados, localizada no distrito de Nova Veneza.

Mais conhecida pelas marcas Galo e Renata, a Selmi tem uma moderna sede em Sumaré, que existe desde o ano 2000 e é considerada uma das mais avançadas do mundo no ramo alimentício.

A cidade também abriga a Villares Metals, multinacional que entrega soluções em aços e em ligas especiais.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/