quinta-feira, 8 maio 2025
CONSAGRAÇÃO

TV TODODIA é destaque com três prêmios no ‘Geraldo Pinhanelli de Comunicação’

Profissionais da TV TODODIA conquistaram as categorias fotojornalismo, jornalismo digital e telejornalismo em premiação da Câmara Municipal de Americana
Por
Nicoly Maia

Com sorrisos e aplausos de toda a redação, os ganhadores do prêmio da TV TODODIA, Felipe Gomes (jornalismo digital), João Victor Viana (telejornalismo) e Alessandro Araujo (fotojornalismo) aqueceram o coração da equipe e trouxeram consigo um sentimento de dever cumprido.

Os ganhadores da edição 2025 do “Prêmio Geraldo Pinhanelli de Comunicação”, homenagem entregue anualmente pela Câmara Municipal de Americana aos profissionais de comunicação que se destacaram no exercício de suas atividades no município, foram anunciados nesta segunda-feira (5).

A votação foi feita de forma virtual, contabilizando os votos apenas dos profissionais de comunicação, além dos ganhadores da TV TODODIA, foram premiados: Crislaine Teixeira Fernandes (assessoria de imprensa – Prefeitura de Americana); Lucas Ardito (jornalismo impresso – jornal O Liberal) e Keller Stocco (radiodifusão – Rádio Vox 90 FM).

A TV TODODIA foi premiada em 2023, quando a diretora de jornalismo Sabrina Furlan levou o prêmio na categoria telejornalismo. Em 2024, a TV conquistou o prêmio em duas categorias, conquistada pelo apresentador Carlos Kabela, e jornalismo impresso, com Henrique Fernandes. Gradualmente a TV tem conquistado a cada ano mais categorias do prêmio.

Nesse cenário de conquistas, Édison Carone, CEO da TV TODODIA, reforça que “agora estamos em três categorias, o que vai ao encontro do que já vínhamos produzindo aqui na TV TODODIA, um resgate do jornalismo para entregar o melhor conteúdo da região.”

Felipe Gomes (jornalismo digital), João Victor Viana (telejornalismo) e Alessandro Araújo (fotojornalismo) foram premiados | Foto: Luiz Ariel/TV TODODIA

“Quando você recebe um prêmio que consagra profissionais que estudam, trabalham e acreditam no poder de transformação da sociedade, isso mostra que a empresa está no caminho certo e a equipe também”, completou.

Ele continua: “mais do que o prêmio em si, o reconhecimento vem pelo sucesso que a TV tem alcançado, tanto na programação quanto nas mídias sociais e no portal de notícias. Fico muito feliz em saber que estamos sendo vistos pelos olhos de fora, e não apenas pelos nossos.”

Editor Multicanal, Airan Prada comenta que é “muito gratificante trabalhar com pessoas tão qualificadas. Aprendo com toda a equipe todos os dias, e vencemos desafios juntos.”

Preparamos uma entrevista no formato ping-pong para conhecer os talentos premiados em 2025 da TV TODODIA.

Alessandro de Oliveira Araujo é natural de Americana e tem 44 anos. Começou a atuar em comunicação aos 19 anos, como operador de som na TV Cultura de Santa Bárbara d’Oeste, passando pelas funções de cinegrafista, editor de imagens e operador de switcher, onde atuou de 1999 a 2005 e depois com retorno em 2012. Em 2019 se formou em Gestão Pública. Também atuou na TV TODODIA em 2005 e 2006 como operador de switcher. Em 2007, e depois em 2022 e 2023, trabalhou como editor de imagens na Rede CNT. Também está à frente de uma empresa de produção audiovisual Art & Imagem, que há duas décadas oferece produtos voltados aos setores corporativo empresarial, documentários e eventos sociais. Em 2024 participou como diretor de fotografia do documentário de média metragem “Rock no seu interior”, dirigido pelo publicitário Fabrizio Racanelli. A obra teve grande repercussão em Santa Bárbara d’Oeste e em toda região. O documentário retrata a história do início do movimento rock em Santa Bárbara d’Oeste. De janeiro a março de 2025, atuou como professor assistente no curso de audiovisual pela Secretaria de Cultura e turismo de Santa Barbara D’Oeste. Atualmente é repórter cinematográfico e editor audiovisual na TV TODODIA.

Alessandro Arujo, ganhador na modalidade de fotojornalismo | Foto: Arquivo pessoal

Nicoly Maia: O que o prêmio significa para você ?

Alessandro Araujo: Este ano completo 25 anos de profissão, e fiquei muito feliz com o prêmio, foi como uma chave de ouro para coroar essa trajetória. É uma experiência muito especial. Sinto que estou podendo transferir minha vivência e conhecimento para os novos profissionais, com o objetivo de apoiá-los e inspirá-los.

Quando soube que fui premiado fiquei muito contente, não chorei, eu não choro [com lágrimas nos olhos] e feliz pelos meus colegas que também ganharam o prêmio. No dia a dia é onde surgem as ideias. Minha fonte de criatividade está nas experiências que vivo, na cultura que consumo, nos eventos de que participo. Então quando a gente chega pra fazer a matéria, sai naturalmente, já estamos vivendo a pauta. 

Nicoly: Qual foi a matéria mais marcante da sua carreira em 2024 ? 

Alessandro Araujo: O mais importante para mim foi a cobertura das eleições. Foram mais de 14 horas no ar, eu cobri duas cidades. Pela relevância do evento e pela estrutura envolvida, sem dúvidas foi uma das maiores coberturas já realizadas pela emissora, com equipes em mais de 10 cidades.

Também contribui com ideias e produção de outros projetos importantes, como o especial da Festa do Peão, o suplemento comemorativo de aniversário das cidades, o especial do Via Crucis, além da cobertura do Rock Fest e da Festa das Nações. 

Felipe Gomes Machado tem 23 anos. Barbarense, passou a infância inteira em Goiânia, capital de Goiás. Na adolescência, voltou a Santa Bárbara e, aos 17 anos, ingressou na faculdade de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria, no campus de Frederico Westphalen, cidade gaúcha com pouco mais de 30 mil habitantes. Ao longo da graduação, teve experiências com marketing político, como assessor durante campanhas eleitorais. Foi ainda redator publicitário em uma agência de comunicação e diagramador em jornal impresso, também no Rio Grande do Sul. Por fim, terminou a graduação como estagiário de redação em uma rádio comunitária do município gaúcho. Já formado, voltou a Santa Bárbara em 2016 e iniciou a carreira como repórter de TV e digital na TV TODODIA, onde permaneço até hoje, aprendendo e crescendo diariamente com o apoio dos colegas de trabalho.

Felipe Gomes, ganhador na categoria de Jornalismo Digital | Foto: Arquivo pessoal

Nicoly Maia: O que o prêmio significa para você ?

Felipe Gomes: Mais do que uma realização profissional e institucional, o prêmio se torna também um acalanto pessoal para os momentos em que duvidei do meu trabalho e se estava trilhando o caminho certo. Além disso, compartilhar momentos como esse com meus familiares, amigos e companheiros de trabalho, que contribuíram para minha evolução, demonstra que toda a correria do cotidiano, no fim das contas, vale a pena.

Nicoly: Qual foi a matéria mais marcante da sua carreira em 2024 ? 

Felipe Gomes: É difícil apontar uma matéria apenas, já que fazemos diversas ao longo da semana. No entanto, dois momentos de 2024 que marcaram o meu ano foram a entrevista com o governador do estado, Tarcísio de Freitas, e a entrevista com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Também destaco a cobertura especial que fizemos no domingo decisivo das eleições municipais de 2024, onde passamos o dia inteiro nas ruas acompanhando a movimentação da população e a escolha dos gestores.

João Victor de Souza Viana, nascido em 1999, é formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP), campus Campinas. Primogênito de Claudenir Viana e Edmilson Viana e irmão de Maria Júlia, nasceu em Campinas, mas, aos oito meses de vida, mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste, onde cresceu e vive até hoje.

Foi estagiário em um departamento de comunicação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na redação do Jornal TodoDia, durante a era do impresso. Trilhando outros caminhos na carreira, também passou pelo Grupo DPG, agência de marketing paulistana, como redator. Em 2023, retornou ao jornalismo factual como repórter na TV TODODIA. Também atuou como produtor do Balanço Geral, na TH+ | RECORD (antigo Grupo Thathi), de Campinas, antes de voltar à reportagem na televisão americanense. Apaixonado por esportes — sua editoria preferida e grande sonho profissional —, João prestou trabalhos voluntários em blogs esportivos desde a época da faculdade, já produziu conteúdos para redes sociais e, desde 2023, atua como repórter esportivo da Rádio Brasil FM, cobrindo as equipes da região e os principais clubes do Estado de São Paulo.

João Victor Viana, ganhador na categoria de Telejornalismo | Foto: Arquivo pessoal

Nicoly Maia: O que o prêmio significa para você ?

João Victor Viana: O prêmio significa muito para mim. É um reconhecimento importante para minha carreira, que ainda está iniciando. Agradeço a minha família que sempre me apoiou e a todos os meus companheiros de trabalho, que estão e estiveram comigo nesse período. Jornalismo não se faz sozinho e nenhuma cobertura teria sido feita sem a ajuda de cinegrafistas, editores e parceiros de redação.

Nicoly: Qual foi a matéria mais marcante da sua carreira em 2024 ? 

João: O último ano foi marcado por inúmeras coberturas importantes. A campanha das eleições municipais teve grande destaque, e foi extremamente gratificante ter produzido a primeira matéria que ultrapassou 1 milhão de visualizações nas redes sociais da TV TODODIA — uma entrevista exclusiva com o ‘Casal Maloka’, que ganhou notoriedade em todo o país.

A editoria de esportes, minha favorita, também teve momentos especiais na minha trajetória no TODODIA. Acompanhei de perto conquistas marcantes como os títulos de Rio Branco e União Barbarense na Série A4, a jornada impressionante de Hugo Farias, que completou 366 maratonas em 366 dias, e o desempenho da equipe americanense TMG Racing na Stock Car, entre outras histórias que inspiraram e emocionaram.

Nos últimos meses, temas de grande relevância como os pedágios na SP-304, as reivindicações dos motoboys e as enchentes em Santa Bárbara d’Oeste se destacaram entre as pautas mais impactantes. Além disso, busco sempre executar o papel fundamental do jornalismo em prestar serviços à sociedade, informando sobre obras, trânsito, saúde e também dando voz a pessoas da região que precisam de algum apoio, ajudando a transformar histórias por meio da comunicação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também