PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Americana espera lei para voltar aos ‘anos de ouro’

Secretário 'Paraná' ressalta importância da reativação da Lei de Incentivo ao Esporte no município

Entre o final da década de 90 até meados dos anos 2010, Americana se tornou referência no esporte no Estado de São Paulo, com títulos em sequência dos Jogos Regionais e equipes de alto rendimento se destacando nas principais competições. Boa parte desse sucesso se devia à Lei de Incentivo ao Esporte, desativada atualmente pela Prefeitura. 

PUBLICIDADE

Em entrevista ao TODODIA, o secretário de Esportes, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná, ressaltou a importância do retorno do benefício para uma melhora significativa do setor no município. “A Secretaria de Esportes busca veementemente o retorno da Lei, que movimenta as equipes, viabilizando a participação do município em competições no âmbito estadual e nacional”, disse. 

“A ideia é estar recolocando Americana na vitrine do sucesso esportivo. Esse recurso, que é destinado ao Fundo do Esporte, assegura o desenvolvimento e manutenção dos times de alto rendimento. Tudo depende dessa reativação”, ressaltou o chefe da pasta. 

PUBLICIDADE

Paraná aponta outros benefícios da legislação. “Possibilita ainda novas parcerias público-privadas que viabilizam a reforma e ampliação dos espaços esportivos, ofertando qualidade no serviço e captação de recursos estaduais e federais voltados para as obras.” 

Caso seja reativada pela Prefeitura, de quem tem de partir tal providência, a Lei de Incentivo ao Esporte (2.945/1995) dá a opção de que empresas instaladas na cidade destinem 25% do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) recolhido por elas para utilização nas modalidades esportivas, mediante chamamento público. No momento, o dispositivo não está em funcionamento. 

PUBLICIDADE

“Em caso de reativação, nossa intenção é enviar um pedido de adequação à Câmara Municipal para que as escolinhas públicas da cidade também possam ser beneficiadas com o recurso, algo que não consta na lei original, para que desenvolvam suas atividades”, completou o secretário. 

Na chamada “era de ouro” do esporte do município, quando a Lei de Incentivo estava em vigência, Americana sagrou-se 12 vezes campeã dos Jogos Regionais. Os títulos vieram em 1999, o hepta campeonato consecutivo entre 2001 e 2007, e o tetra em 2009, 2010, 2011 e 2012. 

REFORMAS 

Um ponto positivo citado pelo secretário no primeiro ano de sua gestão foi o cronograma de reformas nas praças esportivas da cidade, por meio do Programa Amigo do Esporte (PAE), criado através da Lei Municipal 6.278, de março de 2019, de autoria do vereador Thiago Martins. “Nos propiciou a realização de reformas importantes e, para 2020, buscamos novas parcerias”, frisou. 

“Queremos reformar os telhados dos ginásios, os pisos das quadras de tênis, a manutenção do velódromo com a recuperação da pista, construção de vestiários e sala de equipamentos. Priorizar as melhorias no ginásio de ginástica artística, a pista de skate, campo de areia no Zanaga e o campo de bocha no Ipiranga”, projetou. “Com o PAE, deram certo as parcerias para nova iluminação nas quadras de tênis e na pista de atletismo, a reforma do piso do ginásio de handebol, da pista de bicicross, no ginásio e no campo de areia do Jardim da Paz, e pintura em geral de nossas praças esportivas”, destacou. 

RESULTADOS 

Em 2019, pela segunda vez seguida, Americana conquistou o vice-campeonato dos Jogos Regionais, e foi 30º colocado nos Jogos Abertos do Interior. Paraná faz uma avaliação positiva dos números do ano passado. “Diante dos desafios que o esporte em âmbito nacional vem enfrentando, foi um ano bom, com excelentes resultados, que superaram as nossas expectativas”, apontou. 

“Mesmo com as dificuldades financeiras e sem a Lei do Incentivo ativa, diversas modalidades se destacaram ao longo do ano, como natação, ginásticas artística e rítmica, handebol, bicicross, entre outras”, concluiu. 

A secretaria deve divulgar o calendário esportivo com as competições das equipes do município no início de fevereiro, logo após o encerramento das férias dos professores. Nos próximos dias, a pasta deverá dar início às inscrições para as escolinhas municipais das mais variadas modalidades. 

Dentre os eventos programados para a cidade ao longo do ano, a pasta destaca o Campeonato Pan-americano de BMX, a Copa Terceirão e os Jogos Universitários. 

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This