Atleta de Santa Bárbara garante vaga no Brasileiro de Natação

Lucas Tedesco se classificou para duas provas do Torneio Maurício Bekenn, que acontece no final deste mês

Para provar sua intenção de investir e colher frutos em todas as categorias, o Esporte Clube Barbarense comemorou o feito de Lucas Tedesco Garcia, de 13 anos, que assegurou duas vagas para a edição 2018 do Campeonato Brasileiro de Natação, na categoria infantil, que será disputado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

Orientado pelo técnico Reginaldo Lopes, Lucas obteve índice para as provas dos 50 metros livre e nos 100 metros costas. “Ele está comigo desde as categorias de base e desde cedo apresentava um diferencial em relação às outras crianças. Mas o apoio familiar foi importante para acreditar no nosso trabalho e no potencial dele”, disse o técnico Reginaldo Lopes, que não nega a ausência de tempo para treinamentos em virtude de ele frequentar uma escola de tempo integral.

A vaga nos 50 metros ocorreu no final do mês de outubro, durante participação na 6ª edição da Copa João Sasaki, em São Caetano do Sul, onde Lucas conquistou dois títulos e duas medalhas de prata, incluindo a prova em que alcançou o índice exigido pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

A confirmação da presença nos 100 costas no Brasileiro se deu no Campeonato Paulista de Inverno, em junho, em Bauru. Ambos os tempos foram alcançados na categoria Infantil 1. Para Lucas Tedesco, cada competição é uma oportunidade de construir novos alicerces para a carreira, cujos objetivos já estão bem definidos.

“Minha expectativa é ultrapassar as minhas marcas e posteriormente conseguir participar de uma competição de um nível mais avançado e talvez ir para o time brasileiro nas olimpíadas”, afirmou. Na sua visão, o que foi conquistado é fruto das escolhas feitas e que trouxeram consequências inesperadas. “Estou há cinco anos no Clube Barbarense e nos últimos dois anos eu participo mais intensamente e por isso tive que abrir mão de algumas coisas para participar dos treinos”, disse.

Na busca de ultrapassar esses obstáculos, a participação da família, segundo ele, é fundamental. “Eles me apoiam muito desde que comecei a participar da equipe de natação. E quem me incentiva mais é a minha avó, que a gente diz ser a segunda técnica”, contou.

Marcado para a capital capixaba, o Torneio Maurício Bekenn, que equivale ao Campeonato Brasileiro de Natação, terá a disputa de 18 provas e nas seguintes categorias: Infantil 1 e 2, sendo 50, 100, 200, 400, 800 e 1.500 nado livre; 100 e 200 metros peito; 100 e 200 metros costas; 100 e 200 metros borboleta; 200 e 400 metros medley; além dos revezamentos 4×100 e 4×200 Livre, 4×100 medley e os 4×100 medley misto. O evento acontece em piscina de 50 metros no Clube Náutico Álvares Cabral, em Vitória, no Espírito Santo.

Pin It on Pinterest

Share This