Em busca do hexa também nas areias, o Brasil estreia contra Omã, às 14h, desta sexta-feira (16) na Copa do Mundo de Beach Soccer FIFA 2024. A competição, que começou nesta quinta (15), será disputada até o próximo dia 25, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Desde 2009, o torneio mundial da modalidade acontece bi anualmente. A seleção brasileira levantou a taça em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2017. O objetivo é recuperar o favoritismo e a tradição de campeão, já que nas duas últimas edições não passou das quartas de final.
Um dos remanescentes do último título e líder do elenco, o fixo Catarino, falou que almeja boas expectativas para o torneio. “Tivemos uma excelente preparação, estou muito confiante nessa reta final de poder, se Deus quiser, trazer esse hexacampeonato para o nosso país”, afirmou à CBF.
São 16 seleções, divididas em quatro grupos, que brigarão pelo título do torneio. Além de Omã, o Brasil tem como adversários Portugal e México, no grupo D. As outras chaves são:
- Grupo A: Emirados Árabes Unidos, Egito, Estados Unidos e Itália;
- Grupo B: Espanha, Irã, Taiti e Argentina;
- Grupo C: Senegal, Belarus, Colômbia e Japão.
Os próximos jogos dos brasileiros serão no domingo (18), contra Portugal, e na terça-feira (20), duelam com os mexicanos. Ambos os jogos às 14h.
Convocação
O técnico da seleção brasileira é Marco Octavio. No dia 1º de fevereiro, ele convocou 12 atletas para representar a ‘amarelinha’:
Goleiros: Bobô (Sampaio Corrêa-MA) e Teleco (Vasco da Gama-RJ);
Fixos: Brendo (Anchieta-ES), Bruno Xavier (Anchieta-ES) e Catarino (Catanha BS-ITÁLIA);
Alas: Datinha (Sampaio Corrêa-MA), Filipe Silva (Lokomotiv-RÚSSIA), Mauricinho (Vasco da Gama – RJ) e Zé Lucas (ABC/Galinhos – RN);
Pivôs: Alisson (ABC/Galinhos-RN), Edson Hulk (Sampaio Corrêa-MA) e Rodrigo (Flamengo-RJ).
Os destaques técnicos da seleção são Rodrigo Soares, eleito melhor jogador do mundo na última segunda-feira (12), e Bruno Xavier, já eleito melhor jogador de um Mundial e faz parte atualmente do “Best 5”, que seria a seleção dos melhores jogadores do planeta.