quarta-feira, 1 maio 2024

Federação planeja VAR para fase decisiva do Paulistão 2019

Em seminário de lançamento da Copa Paulista, realizado ontem de manhã em um hotel do bairro Cambuí, em Campinas, a FPF (Federação Paulista de Paulista) anunciou que pretende implantar o VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final do Campeonato Paulista de 2019, que será disputado por 16 equipes.

“É um plano, sim, mas logicamente temos de levar isso para a aprovação dos clubes. Estamos trabalhando bastante para, caso venha acontecer, a Federação estar preparada. Já recebemos várias propostas de empresas especializadas em VAR”, afirmou o diretor de arbitragem da Federação, Dionísio Roberto Domingos.

Para ele, não há fundamento algum no suposto temor dos torcedores sobre alguma dificuldade de adaptação por parte dos árbitros vinculados à Federação. “No nosso quadro de árbitros na Série A1, um grande número deles está habilitado para exercer a função, com carga horária estabelecida pela Fifa. Se aprovado, vamos habilitar os demais”, analisou.

O fato da CBF ter estipulado o custo em R$ 50 mil por jogo não fará com que tal valor seja automaticamente estipulado para os confrontos decisivos do Paulistão. Pelo contrário.

“A empresa que for escolhida vai apresentar os custos. Aí vamos avaliar pela direção e pelos clubes o melhor modelo. O importante é o nosso departamento estar preparado, se o VAR for aprovado”, arrematou.

O tema foi discutido em painel de lançamento da Copa Paulista e contou com as participações dos árbitros Raphael Claus e Luiz Flávio de Oliveira, além dos auxiliares Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse, todos do quadro da Fifa e também da FPF. Os auxiliares estiveram na Copa do Mundo da Rússia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também