quinta-feira, 23 maio 2024

Polêmico e futurista: Lusail Stadium

Conheça o palco da final da Copa do Mundo 

(Foto: Jorge Natan)

A seleção brasileira poderá jogar até quatro vezes no palco, que sediará a final da Copa do mundo de 2022 no Qatar. Serão dois jogos na primeira fase e mais dois, caso a amarelinha avance até a última partida da competição.

O estádio nacional de Lusail tem capacidade para 80 mil pessoas e sua construção foi iniciada em 2017 e finalizado em 2021. O estádio foi o último a ficar pronto para o mundial. Além dos jogos da fase de grupo, a arena irá receber jogos em todas as fases da competição.

Lusail é uma cidade nova. Criada há pouco mais de uma década, no meio do deserto Catari, deve abrigar cerca de 200 mil pessoas em um raio de aproximadamente 40km.

O investimento para a “montagem” da cidade foi de R$170 bilhões e o custo isolado do estádio foi de R$3,5 bilhões.

O estádio de Lusail é moderno e sustentável, como tudo a sua volta já que a cidade foi planejada para ser uma moderna metrópole e hoje é exemplo para as cidades do futuro. 

(Foto: Jorge Natan)

Tudo que aconteceu ao redor do estádio nos últimos 10 anos é um exemplo do que se passou com a cidade. O método pelo qual levantaram a estrutura foi monitorado para minimizar a poluição do ar e a contaminação do solo. Logo após a Copa, o estádio será usado para lojas, escolas, clínicas de saúde e instalações esportivas.

“Não diria que é uma cidade totalmente nova, porque a Vila de Lusail era uma vila que estava lá há muito tempo. A nova cidade também recebeu o nome de Lusail, e acho que é um lugar novo, moderno e avançado. E acho que é uma mensagem forte fazermos a abertura e a final em Lusail”, opina o diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, Nasser Al Khater.

A cidade também é ponto do Catar ligado ao motociclismo, recebendo o Moto GP desde 2007, possui um campo de golfe extenso e já foi palco do Mundial de Handbol de 2015.
A organização promete que os fãs poderão ter experiências para lá de inusitadas, como comprar produtos oficiais utilizando provadores virtuais, posar para fotos com ídolos projetados em hologramas e obter estatísticas em tempo real. Tudo permitido por uma internet de alta velocidade.

A composição arquitetônica traz alusão às lanternas fanar e sua interação com luz e sombra. Já seu formato tem inspiração nas tigelas e vasos típicos do Oriente Médio.

TRABALHADORES EXPLORADOS

O estádio foi erguido por construtoras do Qatar e da China e é parte central de denúncias de situações precárias para os trabalhadores. Em 2021, uma publicação do jornal inglês The Guardian apontou que 6,5 mil trabalhadores estrangeiros morreram em obras relacionadas ao Mundial. A Anistia Internacional reitera seguidas denúncias, e a Fifa diz estar conversando com o Catar sobre o tema. Não é de hoje que esse trato vem acontecendo.

O Brasil então, inicia sua caminhada no Estadio Lusail contra a Sérvia no dia 24 de novembro, às 16h (horário de Brasilia), ou seja, às 22h do horário local.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também