sexta-feira, 26 abril 2024

Segunda Divisão: de volta à estaca zero

Alegando a inclusão de novas equipes no torneio, a FPF (Federação Paulista de Futebol) marcou ontem uma nova reunião de Conselho Arbitral do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a Bezinha, para amanhã (5), às 15h, no salão nobre de sua sede, em São Paulo. A entidade já havia reunido na semana passada, no dia 29, os 36 clubes participantes do campeonato – entre eles Rio Branco e União Barbarense – e chegou a divulgar o regulamento da competição, que agora pode ser alterado nesse novo encontro. 

Os clubes foram informados através de e-mail, ontem (3) à tarde, de que devem comparecer a esse novo Conselho. Da região, Rio Branco e União Barbarense estão devidamente inscritos na disputa e já iniciaram o planejamento para a competição. 

A apresentação dos elencos dos rivais está marcada para a mesma data: 17 de fevereiro. O Tigre será comandado pelo técnico Jorge Parraga, e o Leão da 13, por Edson Vieira. 

No ‘primeiro’ Arbitral, realizado dia 29, ficou determinado que os 36 clubes seriam divididos em grupos com nove times cada, e os quatro primeiros de cada chave – totalizando 16 – passariam direto ao mata-mata das oitavas de final. 

Os 20 times que não avançassem dessa 1ª fase estariam rebaixados à Série B-2 (5ª divisão), que voltaria a acontecer a partir de 2021. 

Nos dias posteriores à reunião, alguns outros clubes filiados à Federação, casos de Araçatuba, Matonense, Santacruzense e Tupã, procuraram a federação solicitando sua inclusão na competição. 

Diante disso, optou-se por passar uma borracha em tudo aquilo que foi acordado no dia 29 e um novo encontro irá definir os rumos definitivos da competição. 

“Não acredito em grandes mudanças porque as alterações no regulamento foram aprovadas pela maioria dos clubes, através de votação. Talvez seja mais, mesmo, para regulamentar a entrada desses novos times e determinar um aumento no número de grupos. Vamos aguardar”, comentou Eder Duarte, vice-presidente de futebol do Rio Branco. 

“O que eu espero é que, pelo menos, na quarta-feira, eles já estejam com os grupos definidos, para sabermos em qual região vamos estar, o que nos ajudaria muito na nossa programação, e de suma importância para o planejamento”, avaliou o diretor de futebol do União Barbarense, Clayton Vieira. 

Em seu site oficial, a FPF apontou a criação da nova divisão como motivo para o agendamento do novo Conselho Arbitral e, como o regulamento rebaixaria direto à B-2 quem não participasse dessa edição, os clubes voltaram a procurar a entidade por uma vaga no torneio. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também