quinta-feira, 18 abril 2024

Tite quer sufocar rivais com pressão no ataque

Os frágeis adversários enfrentados nos jogos preparatórios para a Copa América não chegaram a testar a seleção brasileira. A vitória por 2 a 0 sobre o Qatar e o triunfo por 7 a 0 diante de Honduras, porém, serviram para o time colocar em prática aquela que será uma de suas estratégias na competição, sobretudo contra rivais de menor expressão. O Brasil estreia amanhã, às 21h30, contra a Bolívia. 

Tite quer ver seus atletas marcando no campo de ataque, roubando a bola perto do gol do oponente. A ideia é utilizar os jogadores rápidos de que dispõe, como Richarlison e David Neres, para aproveitar contragolpes bastante velozes, curtos, sem que haja a necessidade de transportar a bola de um setor defensivo até a meta. 

“São opções. Tu tem que ver o que gera e o preço”, disse o treinador, alertando que o esforço na tentativa de roubar a bola na frente deve ser bem coordenado. “Exige um nível de concentração maior. Se tu negligenciar, vai estourar, vai ter que correr para trás. Exige uma coisa e te dá outra”, acrescentou. 

O plano é manter o jogo longe do gol de Alisson o máximo possível. Além de organização na marcação por pressão, isso geralmente exige fôlego, algo desafiador em um torneio com poucos dias de recuperação entre as partidas. Mas, de acordo com a avaliação da comissão técnica, gás para executar a tarefa não é o problema. “Em termos físicos, marcando onde se perde a posse da bola, tu corre menos. Estatisticamente mesmo.” 

ARTHUR 

Arthur mostrou evolução em seu tratamento de fisioterapia após a lesão que o tirou dos gramados por dois dias consecutivos. No treino de ontem, no Pacaembu, o volante foi a campo para executar um trabalho físico, com leves toques na bola. Os repórteres não puderam acompanhar. O meio-campista saiu com a ajuda da maca no meio do amistoso contra Honduras por conta de uma pancada e precisou fazer exames de imagem após sentir dores no joelho direito. A chance de corte diminuiu, mas só deixará de existir após uma reavaliação nesta quinta-feira. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também