quarta-feira, 8 maio 2024

Um meio-campo para resolver

Em seu sexto amistoso no comando da seleção no período pós-Copa, o técnico Tite tenta encontrar o ponto de equilíbrio do meio de campo da equipe no duelo contra Camarões, marcado para hoje, às 17h30, no Stadium MK, em Milton Keynes, a cerca de 87 quilômetros de Londres.

Ele não revelou a formação que pretende colocar em campo, mas sinalizou mudanças no setor defensivo e a permanência de Neymar e Firmino entre os titulares.

No meio de campo, porém, não deu pistas da escalação.

Um dos motivos é encontrar o substituto para Casemiro, cortado dos amistosos de novembro em razão de uma lesão no tornozelo direito.

O treinador deu oportunidades para o volante Walace, 23, do Hannover, que atuou durante o segundo tempo da vitória contra a Arábia Saudita, no mês passado, e foi titular diante do Uruguai na última sexta, quando teve desempenho apenas razoável.
Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, o jogador já havia jogado sob o comando de Tite em janeiro de 2017.

Na oportunidade, a seleção fez um amistoso diante da Colômbia apenas com atletas que atuavam no país. Ele ainda não havia sido negociado pelo Grêmio com o Hamburgo, o que aconteceu dias depois. Ficou menos de 18 meses e atuou em 30 jogos.

Sem espaço, se transferiu para o Hannover em junho e virou titular. Assim, foi chamado outra vez para a seleção
Outro candidato para substituir Casemiro é Arthur, 22, que não desempenha a mesma função no Barcelona. Na equipe espanhola, o jogador atua um pouco mais avançado, posição que também exerceu até agora com Tite.

Se Arthur for recuado, Allan, 27, do Napoli, atuaria como segundo volante. Contra o Uruguai, ele substituiu Renato Augusto e deu uma nova dinâmica para o time.

“O desempenho dentro do jogo vai oscilar, porque a base não está toda montada,algumas peças do meio têm feito falta, o Coutinho, o Paquetá, que são jogadores que a gente sente mais na criação e na chegada à frente”, disse Tite na véspera do amistoso.

Sobre os objetivos para o jogo, ele explicou: “Encontrar um melhor espaço para o Arthur, se é primeiro ou segundo volante de articulação. Não mexer no sistema, senão fica uma salada de fruta. Encontrar esse ponto de equilíbrio tem sido desafiador para a gente”.

Até a Copa do Mundo, o substituto natural de Casemiro era Fernandinho, mas ele perdeu espaço após a atuação contra a Bélgica, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final. Na oportunidade, marcou um gol contra e não conseguiu impedir a arrancada de Lukaku, que originou o segundo gol dos belgas, marcado por De Bruyne.

Tite adiantou que dará nova chance para o atleta do City, no entanto, não sabe se poderá contar o volante na próxima Copa em razão da idade -ele tem 33 anos e estará com 37.

No gol, Ederson ficará com a vaga de Alisson. A dupla de zaga terá Pablo e Marquinhos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também