O União Barbarense saiu na frente na decisão do Campeonato Paulista da Série A4 ao vencer o Paulista por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí.
A vitória do Leão da 13 veio com gol de Vinícius Cichota, que saiu do banco e marcou aos 16 minutos do segundo tempo.
O técnico Raphael Pereira manteve a mesma escalação que garantiu o acesso diante do Araçatuba. A equipe entrou em campo com Ivo Ricardo; Mastherson, Pedro Lima, Vitor Felipe e Wesllen; Nathan Índio, Fabrício, Vitor Zaga e Messias; Lucas Lotto e Daniel Cruz.
O duelo foi marcado pelo equilíbrio. O Paulista teve mais presença ofensiva no primeiro tempo, rondando a área adversária, no entanto, sem criar grandes chances. Arílton Júnior foi o principal destaque do Galo, atuando com perigo pelo lado direito. Para o Alvinegro, as melhores oportunidades vieram em um chute de longe de Messias e uma finalização de Daniel Cruz, que passou por cima do gol.
No intervalo, o União precisou mexer. Lesionado, o lateral Mastherson deu lugar a Vinícius Cichota, que entrou no meio-campo, enquanto Fabrício foi deslocado para a lateral direita.
O gol da vitória surgiu em um contra-ataque rápido. Aos 16 minutos, Daniel Cruz arrancou pela esquerda e encontrou Vitor Zaga na direita. Ele lançou Messias em profundidade, já dentro da área. O camisa 10 rolou para trás, a bola sobrou para Cichota, que finalizou, a bola desviou na defesa e morreu no fundo da rede, sem chances para o goleiro Lucas Gomes.

O Paulista quase empatou nos minutos finais. João Choco acertou a trave em cobrança de falta e, pouco depois, Lucas Silva balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
Com a vitória, o União Barbarense fica mais próximo do título e jogará por um empate na partida de volta e até pela derrota por um gol de diferença para ser campeão, por ter melhor campanha e jogar pelo empate no agregado. O confronto decisivo será no próximo sábado (26), às 15h, no Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d’Oeste.
Ambas as equipes já garantiram o acesso à Série A3 do Paulistão em 2026.