quinta-feira, 2 maio 2024
OPINIÃO

Amor exigente

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo Pessoal

No dia 27 de janeiro tive o privilégio de participar, de forma tímida, das celebrações de 40 anos do Amor Exigente no Brasil.

Amor Exigente é um grupo de apoio para famílias com dificuldades com dependência química. Na verdade, é muito mais que um simples grupo de apoio. É um programa e estilo de vida.

O Amor Exigente faz parte do legado de Padre Haroldo Rahm no Brasil. Ao longo de seus 40 anos, os Grupos se organizaram naquilo que é hoje a Federação de Amor Exigente – FEAE, uma Organização Não Governamental de abrangência nacional. Tudo começou há 40 anos, quando Pe. Haroldo, juntamente com Dona Mara, adaptou e trouxe para o Brasil o Programa do Amor Exigente. O objetivo principal era, e é, acolher famílias com dificuldades com a dependência química. Acolher e orientar, visando e ampliando as experiências de outros grupos semelhantes, como é o caso de Alcoólicos Anônimos – AA. Assim, os doze passos de AA são usados para fundamentar os doze princípios de Amor Exigente, que, por sua vez, são usados para nortear as orientações dadas aos familiares. Pessoalmente, costumo dizer que o Amor Exigente é um programa de reeducação de pais. Além dos doze princípios norteadores, tem também, no próprio nome, aquilo que eu chamo de regra áurea do movimento. Isto é, todas as orientações dadas aos familiares são permeadas por esta regra áurea: “Eu amo você. Mas não aceito o que você está fazendo de errado”. O amor é exigente, o amor não é complacente.

Bendito o dia em que o Espírito Santo usou o Pe. Haroldo inspirando-o a trazer para o Brasil este movimento. O programa está espalhado por todo o Brasil, com muita responsabilidade social e uma espiritualidade pluralista. Semana após semana, os grupos se reúnem em busca de muita sobriedade e vida.

Aqui em Americana e região, o Amor Exigente está presente. Desde 1993, o Amor Exigente atende famílias à rua Doze de Novembro, 308, no centro do coração da cidade. As reuniões acontecem às quintas-feiras, das 20h às 22h.

Aquilo que começou bem pequeno, lá em 1984, hoje é uma Federação de grupos espalhados país afora. Amor Exigente no país é legado deste “terrível jesuíta” que foi a terna pessoa de Pe. Haroldo.

Parabéns, AE!

É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também