sexta-feira, 17 maio 2024
ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Barragem 14 de julho entre Cotiporã e Bento Gonçalves rompe nesta quinta-feira

Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Defesa Civil alertam para moradores Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado a evacuarem e procurarem abrigos.
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Com o Estado do Rio Grande do Sul em alerta total em decorrência das chuvas que vem atingido desde o início da semana, a região agora tem mais uma preocupação, uma das principais barragens da Serra Gaúcha se rompeu na tarde desta quinta-feira (02) e deve agravar as enchentes do Vale do Taquari até o Rio Guaíba em Porto Alegre.

A Barragem 14 de julho, que fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves, teve um rompimento parcial, mas por conta do volume das águas deve sofrer um rompimento total em algumas horas.

Com o rompimento, o nível do Rio Taquari deve aumentar ainda mais e piorar as enchentes nos municípios próximos da região de Santa Bárbara, a orientação dada pela Defesa Civil é para que os moradores de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem suas casas se estiverem em áreas de risco e se encaminhem para os abrigos públicos e locais seguros.

“Fizemos todos os trabalhos para evitar o rompimento, mas o volume de água foi maior. Não conseguimos ter acesso nem de helicóptero para levar os técnicos. Esse rompimento terá um efeito de resposta hidrológica, ou seja, de elevação do rio Taquari e da bacia. Fizemos evacuação e emitimos os alertas”, disse o Governador Eduardo Leite em vídeo no Instagram.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira confirmou o rompimento da barragem em suas redes sociais por volta das 14h25 e projetou um aumento rápido do nível da água em até 4 metros.

“A barragem 14 de julho acabou de colapsar. A informação que precisamos passar a todos moradores que vivem as margens do Rio das Antes e do Rio Taquari é sair o mais rápido possível desses locais. A tendência é que suba de 2 a 4 metros nas próximas horas, nos próximos minutos. Isso é uma informação oficial”, afirmou o prefeito. A situação da barragem era monitorada em função do risco.

Como as águas do Taquari desembocam no Rio Guaíba em Porto Alegre a cidade está em estado de alerta visto que os efeitos devem ser sentidos rapidamente. Já é possível ver inundações em alguns pontos do Guaíba, por volta das 14h o Cais Mauá atingiu a cota de 3 metros, nível da cota de inundação no centro de Porto Alegre. É apenas a quarta vez desde 1941 que o Guaíba transborda no Centro de Porto Alegre, as últimas foram em setembro de 1967 quando atingiu a marca de 3,11 metros, setembro de 2023 com 3,18 metros e novembro de 2023 com 3,46 metros.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também