domingo, 5 maio 2024

Como fazer um currículo de sucesso?

 Por Cícero Mangabeira, professor universitário, palestrante, escritor. Atua há 31 anos na área de recursos humanos e contabilidade

Partindo do princípio que o currículo é seu cartão de visita; elaborar de forma objetiva e concisa é indispensável para participar de processos seletivos e posteriormente possa ser chamado para uma entrevista de emprego.

Além disso, é necessário sempre manter seus dados atualizados. Destacar suas últimas experiências e tarefas executadas é de extrema importância para que você possa se destacar perante os demais concorrentes no mercado de trabalho.

Quero ressaltar que todo profissional deverá ter seu cadastro no Linkedin. Trata-se de uma plataforma digital focada em emprego e negócios; onde as empresas sempre recrutam profissionais e buscam a seleção de seus possíveis colaboradores.

Outro ponto que devo salientar é manter um “Networking”. Esse termo de origem inglesa que poderá ser traduzida como uma forma de manter uma rede de relacionamentos profissionais, ou seja, a busca de contatos profissionais com outras pessoas com o intuito de aumentar seu grau de visibilidade e expansão das oportunidades no mercado de trabalho.

Abaixo irei descrever as dicas de como elaborar um currículo. Devo observar que é muito importante ler com atenção a vaga que está sendo oferecida, para que o currículo seja coerente.

COMO FAZER UM CURRÍCULO:Não é uma regra, mas o currículo impresso não deverá ultrapassar uma página. Os recrutadores possuem milhares de currículos a serem analisados e os mais longos poderão ser descartados, pois tornam-se inviáveis pela velocidade que exige as análises. No caso de currículo online, muitas empresas já deixam em seu sistema de recrutamento os itens e as colunas as serem preenchidas. Caso não haja, o melhor é o que contenha o máximo de informações do candidato. A análise inicial dos currículos online é realizada por meios de software, que não tem capacidade de interpretação. Portanto, colocar as competências, habilidades, cursos e experiências com os termos corretos, irá de encontro com a forma que são buscados pelos recrutadores.

ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO:1 – Dados pessoais:Nome completo,
Nacionalidade, estado civil e idade (com relação a idade, coloque sua data de nascimento;
Endereço, Cidade (Estado) e CEP;
Telefones (DDD + número). Procure colocar seu telefone residencial ou celular onde você possa ser facilmente encontrado.
E-mail pessoal (Coloque seu nome como referência para o e-mail. Evite e-mails com gírias, apelidos ou algo que possa comprometer);
Link para site (No caso, coloque o endereço do seu Linkedin). Não há necessidade de colocar outras redes sociais.

2 – Objetivo profissional:Esse é um item onde muitas pessoas pecam. O objetivo profissional deverá constar informações que estejam relacionadas a vaga e o perfil que está sendo exigido.
Caso possua mais de uma formação ou experiências em outras áreas, observe se estão correlacionadas com a vaga oferecida. Caso contrário, não as coloque. Seja direto e conciso. Caso possua outra área de interesse, faça outro currículo para que possa envia-lo quando surgir a vaga que esteja alinhada ao seu perfil.
Obs: Caso você esteja em busca de seu primeiro emprego, coloque somente a área de interesse, ou seja, a área na qual você está se candidatando

3 – Resumo de suas qualificações:Trata-se de uma apresentação profissional na qual você deverá descrever de uma forma sucinta. O recrutador deverá se sentir atraído a ler seu currículo até o final; e para isso, descreva com sutileza suas competências, experiências, habilidades e resultados apresentados em outras empresas para que você possa ser chamado para uma entrevista. Lembrando mais uma vez que deverá ser de uma forma resumida.

Atenção: jamais utilize informações ou qualidades e elogios pessoais. O âmbito deverá ser somente profissional.

4 – Formação Educacional:Para quem possui graduação ou pós-graduação, não é necessário colocar ensino médio ou fundamental. (Se possui um curso técnico ou similar que seja relevante ou alinhado à vaga ofertada, é importante colocar também). No caso a ordem será pós-graduação, graduação e por último o curso técnico correlacionado à vaga.

Caso não possua graduação superior mas tenha realizado um curso técnico alinhado a área pretendida, coloque o nome do curso e abaixo cite o ensino médio.

Obs: Além de citar o curso e o nome da instituição, deverá ser citado o ano de conclusão. A ordem cronológica deverá ser sempre do mais atual ao mais antigo.

5 – Idiomas:Para saber sobre esse tema, antes de mais nada é necessário saber o procedimento de avaliação da empresa.
Por exemplo: Se na descrição da vaga, eles pedirem a língua inglesa de forma fluente ou nativa; a entrevista com certeza será realizada em inglês. Ou seja, se você possui o inglês intermediário não é indicado se candidatar.

Oriento a colocar no currículo somente se você possui a partir do nível intermediário. Inglês chamado de básico não é indicado citar.

6- Experiências profissionais:Para essa etapa, mais do que descrever as empresas, ano e cargos ocupados, deverá ser citado resultados obtidos ou proporcionados à empresa. Ou seja, qual foi sua contribuição de resultados benéficos à empresa. Resultados apresentados que trouxeram ganhos às empresas nas quais você trabalhou serão diferenciais importantíssimos na conquista da vaga.
Portanto, deverá ser citado:
– Nome da empresa,
– Descrição do(s) cargo(s) ocupados,
– Data do início e fim,
– Resultados apresentados e que trouxeram benefícios a empresa (Descreva de uma forma sucinta). Lembrando que estes resultados poderão ser checados pela empresa. Portanto, seja o mais leal em suas colocações.

Obs: Caso você nunca tenha trabalhado, este item poderá ser substituído por informações adicionais, que será citado abaixo.

7 – Atividades e cursos extracurricular:Aqui neste espaço poderá ser citado trabalhos voluntários que você participa. Pessoas que participam de grupos de trabalhos comunitários são muito bem vistas aos olhos das corporações.

Também poderá ser citado cursos e palestras que você participou e que são relevantes para a vaga desejada.

8 – Informações adicionais:Este espaço poderá ser preenchido para quem busca seu primeiro emprego e obviamente não possui experiências profissionais. Neste caso, poderá ser citado resultados importantes que você obteve na escola (Reconhecimento por um trabalho apresentado e que foi muito elogiado), concursos de redação ou interpretação de texto que você foi destaque e cursos que tenha realizado e que estejam alinhados às competências exigidas para a vaga.
– Trabalho freelancer.

Dentro de tudo que foi apresentado, oriento a buscar sempre atualizar seu currículo e seu Linkedin. E nunca deixe de fazer cursos e palestras. O diferencial é o que determina a postulação à vaga de emprego. A busca para o aprimoramento deverá ser uma constante em sua vida profissional. E que com certeza criará estimulo à sua vida pessoal.a 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também