domingo, 5 maio 2024

EPIFANIA – Deus em nosso meio

Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo pessoal

Ontem, dia 06 de janeiro, as igrejas cristãs celebraram a Epifania de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela marca o fim do ciclo natalino. Enquanto, o Natal aponta para a humanidade de Cristo, a Epifania manifesta a sua divindade. A palavra grega “epiphaneia” quer dizer exatamente isto, “manifestação”.

O evento bíblico associado à Epifania é a visita dos magos, registrada pelo evangelista Mateus. No cristianismo popular brasileiro já faz parte até de nosso folclore, o “dia de reis”. A Epifania foi celebrada, primeiramente, pelas igrejas cristãs egípcias, antes mesmo das celebrações natalinas. Ela é uma demonstração clara de que Deus está em Cristo.

Voltando à visita dos magos e refletindo sobre a Epifania neste início de ano, quero fazer alguns apontamentos.

Primeiro, olhe para os céus. Os magos olharam. “Vimos a sua estrela…”. Olhar para o céu é bom. O salmista afirma que “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. Olhar para o céu nos ajuda a ver o agir de Deus em nosso meio. Ele preferiu estar em nosso meio do que estar acima de todos. Olhe para o céu e veja o Emanuel, Deus conosco em Jesus Cristo.

Segundo, adore com generosidade. A Epifania aponta com intensidade para a divindade de Jesus Cristo. Os magos o cultuaram com suas oferendas de ouro, incenso e mirra. Estavam diante de uma criança. Mas, percebem que estão diante de Deus. Adoram e adoram com generosidade. Fruto da manifestação gloriosa de Deus entre nós.

Terceiro, abra sua mente à providência. Os magos não regressaram à presença de Herodes. A providência divina os alertou. As forças antirreino estão presentes. A Epifania é momento marcante da história, quando a Luz do mundo se contrasta com as trevas deste mundo. Jesus Cristo é uma criança indefesa. Herodes quer eliminá-lo. A providência age. Os magos, que gostam de olhar para o céu, estão abertos a ela. Santa providência.

Que neste início de ano, fechando o ciclo natalino, possamos olhar para o céu e perceber o agir de Deus. Ele está em nosso meio. Prestemos a Ele nossa adoração. Sejamos abertos à sua providência. Afinal, temos o ano inteiro pela frente. Regressemos por caminhos alternativos. A providência certamente estará conosco.

É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também