terça-feira, 23 abril 2024

Por que 2020 foi o ano da Sustentabilidade

2020 foi um ano que nenhum de nós irá esquecer tão cedo. A pandemia do coronavírus atingiu a humanidade de forma extrema, impactando países, nações e a sociedade como um todo. Ainda é difícil calcular os danos gerados por tudo isso, mas sabemos que irá reverberar por algum tempo. Por outro lado, é inegável o papel que essa situação teve em impulsionar uma grande transformação, tanto em nível individual quanto no ambiente organizacional.

Ainda em janeiro, quando a Covid-19 não era uma realidade de nível global, o ano começou com uma grande discussão no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O debate, que reuniu CEOs de grandes empresas do mundo todo, propôs uma reformulação no capitalismo, transcendendo o interesse dos acionistas e englobando também os stakeholders, que são todos os grupos impactados direta ou indiretamente pelas práticas da empresa – incluindo o planeta.

O recado foi dado e ouvido. Além de mudar a forma de se fazer negócios, esse novo conceito de capitalismo chama as empresas para assumir responsabilidade perante a sociedade, um novo tipo de contrato social. Vimos isso acontecendo fortemente no ano passado, onde grandes empresas se tornaram agentes de transformação na realidade de muita gente, se engajando em projetos e iniciativas sociais e desenvolvendo formas de lidar com os impactos socioeconômicos causados pela situação.

No primeiro semestre de 2020, um estudo realizado pela agência global Edelman identificou que 96% dos entrevistados esperam que marcas se juntem aos diferentes setores e governos para solucionar a crise desencadeada pela Covid-19, além de grande parte esperar que as empresas protejam a segurança e o o bem estar de seus fornecedores e colaboradores – mesmo que tenham que abdicar de grandes marcas financeiras durante esse período. Hoje vemos o resultado. Recentemente, em pesquisa conduzida pela TM20 e Brazil Panels, foi constatado que empresas como Natura, Itaú, MagazineLuiza e Ambev estão no topo da lembrança dos entrevistados como marcas que mais causaram impacto positivo na sociedade durante a pandemia.

O Movimento Black Lives Matter também inspirou muitas mudanças. Nos quatro cantos do planeta, pessoas foram às ruas para se manifestar contra o racismo e ampliar as discussões acerca do que conhecemos como racismo estrutural. Isso foi muito importante para alavancar as pautas de diversidade dentro das empresas.

A história da humanidade nos ensina que os momentos de grandes crises também são momentos de renascimento nas artes e no pensamento. No século XXI, isso aponta para uma nova era de inovação, crescimento e aprimoramento da inovação a serviço dos desafios sociais e ambientais. 2020 foi um ano difícil, triste e complicado, porém também nos apresentou uma oportunidade de reflexão e reinvenção.

Escrito por: Gustavo Loiola, mestre em governança e sustentabilidade
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