sexta-feira, 26 abril 2024

Ramos

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo Pessoal

Cristãos de todo o mundo relembram um momento marcante da caminhada do Senhor Jesus Cristo rumo à cidade de Jerusalém. Foi um evento tão importante que os quatro evangelistas registram com riqueza de detalhes. Na liturgia cristã chamamos de Domingo de Ramos, exatamente porque a multidão o recepcionou com ramos de palmeiras, entre gritos de hosanas. O Domingo de Ramos marca o início da “semana santa”, pontuando os últimos acontecimentos na vida do Redentor.

A entrada de Jesus em Jerusalém é roteiro profético. O profeta Zacarias, por exemplo, anos antes do acontecimento, escrevera acerca deste acontecimento, mostrando que o Cristo entraria em Jerusalém, aclamado como Rei, justo e salvador, humilde, montado em um jumento. Sua proposta é de paz. Sua mensagem é de amor. Ele sabia que caminhar para Jerusalém era caminhar rumo à sua missão. Nada o demove de seu objetivo. Sua determinação e seu foco ditam a firmeza de seus passos. Nada o detém, mesmo sabendo que a morte o espera. O escárnio. A humilhação. O peso da cruz e o ultraje dos homens. É a sua missão. É a nossa redenção.

Ramos é o prelúdio de um momento fundante. Ramos é o anúncio de que a nossa redenção está sendo concretizada. Ramos é o absoluto compromisso de Jesus Cristo com a missão que lhe foi dada. No Domingo de Ramos a publicidade do Messias é escancarada. Quando os religiosos tentam abafar os gritos de Hosanas, o Senhor Jesus Cristo lhes responde de forma inequívoca: “Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão”. Não dá mais para esconder. A hora planejada, arquitetada na eternidade chegou. O momento é agora! “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!”.

Celebremos a chegada do Redentor. Nada o deteve. Nada o deterá, nem mesmo a morte. Ele morrerá. Mas, ele ressuscitará! A sexta-feira não dá a última palavra. Hosana nas maiores alturas! Hosana! Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!

Celebremos a chegada do Redentor!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também