quinta-feira, 18 abril 2024

Empresa americanense é referência na tecnologia fotovoltaica

 A INNTAG Energia Solar atua nacionalmente fornecendo know-how, tecnologia e inovação neste que é o mercado mais promissor: “Energia Limpa Renovável”

Estabelecida há 14 anos na cidade de Americana, a INNTAG Energia Solar é uma especialista em co-geração energética e atua desde o início de suas atividades fornecendo conhecimento altamente especializado voltado à eficácia energética. A empresa, que começou nas hidrelétricas e termelétricas, hoje engloba também a geração fotovoltaica, ou seja, a conversão dos raios solares em energia elétrica e é conhecida nacionalmente por sua competência e excelência.

A Rede TODODIA esteve na sede da empresa para conhecer um pouco mais sobre esse negócio, que para nós é algo muito novo, mas que vem crescendo rapidamente e hoje já corresponde a 11% da matriz energética brasileira e posiciona o Brasil como o 8º colocado no ranking mundial de geração de energia solar, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). E de acordo com informações da associação, este é um segmento que deverá crescer 120% até o ano de 2030.

Conosco conversou Jaqueline Amaral, diretora de recursos humanos que está na empresa há 13 anos e apresentou um panorama da companhia. 

Conforme afirmado por Jaqueline, o diferencial da INNTAG está em oferecer soluções para a geração de energia solar e não apenas instalar o sistema na residência, ou na indústria, mas em fornecer uma solução ao cliente através de estudo de viabilidade do sistema, da entrega com respaldo que o cliente espera receber, incluindo o pós-venda e o pós-funcionamento de todo o sistema. E tudo começou com a união de três estudantes do ramo de engenharia elétrica, há 14 anos. Eles visualizaram uma oportunidade e uma necessidade do mercado por empresas com conhecimento técnico especializado.

“É uma solução diferenciada, especializada na mão de obra, no ramo de field service. Foi quando surgiu aí a INNTAG. Iniciamos os trabalhos com foco em serviços em campo, atendendo grandes clientes e passamos então a enxergar a necessidade da engenharia para projetar e desenvolver produtos, integrar painéis elétricos e enfim, a gente entrou nesse segundo segmento em 2018, vindo a atuar na energia solar,” completou.

Outro ponto destacado é a não utilização de mão de obra terceirizada, todos os colaboradores da empresa são profissionais próprios, que passaram por especialização realizada na empresa, para absorver mais do que o conhecimento teórico, mas a cultura organizacional e os protocolos técnicos que as exigências da certificação ISO:9001 conquistada. Também pelo lado da segurança, uma vez que essa equipe vai até o cliente e este tem de se sentir seguro com quem está entrando em sua residência ou negócio e por isso, a empresa dispõe de frota facilmente identificada pela comunicação visual, os funcionários estão devidamente trajados com o uniforme da companhia, identificados pelo crachá, e com todo o aparato ferramental para executarem o serviço. O cliente conhece quem é que está entrando em suas dependências.

Entretanto, ter tudo o que foi dito anteriormente não basta para se estar nesse mercado. Como o Brasil ainda não é um fabricante dessas fotocélulas, é de fundamental importância que esse material esteja disponível em território nacional para que o serviço possa ser bem executado. “Todo o sistema que a gente fornece, nós importamos e armazenamos. Então se hoje o cliente fizer um pedido no segmento de energia solar, obviamente que na próxima semana, é só ter aí uns dias pra gente desenvolver o processo interno, mas no máximo uma semana, nós iremos entregar esse produto pra ele. Então esse é um diferencial ter o produto em estoque e ter a nossa engenharia interna,” enfatiza Jaqueline.

Você, leitor deve estar se perguntando: “por que a energia solar é importante para mim?” 

Temos experimentado no Brasil, um grande aumento da conta de energia. O brasileiro, com sua criatividade, tem feito muito esforço para tentar reduzir a sua conta, como a troca de eletrodomésticos por modelos mais novos e eficientes, a instalação de aquecedores solares ou à gás, mudanças do estilo de vida, dentre outros. E isso tem valido para todos os tipos de consumidores, seja o residencial, o comercial ou ainda o industrial (este último, o que tem a tarifa mais pesada). 
Através da energia solar, o grande e imediato benefício que se tem está na utilização de uma energia gratuita, fornecida diretamente pelo sol (e que continua a gerar, inclusive em dias nublados), possibilitando uma redução da conta em torno de 80%. Os 20% restantes que ficam de cobrança, são justamente para suprir o período que o sistema não gera a energia, ou seja, o período noturno.

O equipamento utilizado para a geração de energia solar tem uma vida útil estimada de 25 anos. E em poucos anos o sistema “se paga” pela própria economia gerada no consumo de energia elétrica e a compra, como nos explica Jaqueline, pode ser feita aproveitando-se linhas de crédito especialmente criadas para esse tipo de investimento.

“A INNTAG tem aí uma carteira de opções que pode viabilizar a contratação do cliente, tá? Nós oferecemos o financiamento bancário, temos aí parceria com diversas instituições bancárias que viabilizam para o cliente. Nós fazemos todo aquele intermédio pra facilitar a vida, porque tem clientes que têm o interesse, ele tem a necessidade, mas às vezes ele não tem um tempo útil para se deslocar até o banco, vir até a INNTAG, então a gente faz esse atendimento diferenciado, intermediando todo o processo pra ele, pra facilitar a contratação,” completou.

A energia solar fotovoltaica é um compromisso com a economia, mas muito além, é uma questão de responsabilidade ambiental, e uma independência energética ao usuário.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também