A Polícia Militar Ambiental multou o dono de um canil clandestino em Iracemápolis, em R$ 69 mil por maus-tratos, nesta segunda-feira (17). Há dez dias, a Polícia Civil e o grupo Cadeia para Maus-Tratos encontraram 23 cães em pequenas baias, separadas por compensados de madeira, e expostos ao tempo (sol e chuva), pois não tinham abrigo adequado, além de enorme sujeira de fezes.
Na ocasião, os animais foram resgatados e levados para a ONG ‘Vira Vida’, em Campinas. Os 23 cães eram das raças Pug, Pinscher e Spitz.
A vereadora americanense Roberta Lima (PRD), integrante da equipe Cadeia para Maus-Tratos, participou da força-tarefa para a retirada dos cães.
![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-2-5-1024x576.jpg)
O responsável pelos animais, que foi localizado no local, teria afirmado inicialmente que todos os cães eram castrados, mas entrou em contradições. Por fim, acabou afirmando que realizava comércio de alguns animais, mas somente quando lhe era solicitado.
Uma veterinária que acompanhou a operação confirmou que, em razão do confinamento e da exposição direta às intempéries climáticas, configurava-se estado de maus-tratos.