sexta-feira, 26 abril 2024

Terra de oportunidades

A cidade não para! Da revolução industrial na década de 1950 até os dias de hoje, a cidade segue se desenvolvendo. Com grandes empresas instaladas em seu território, e terras para receber novos investimentos, em Sumaré sempre há espaço para crescer e empreender.
“Trabalhamos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, na busca de novas empresas. Em 2017 foram criadas mais de 1.500 vagas de emprego. Recebemos novas empresas e outras ampliaram seus serviços”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Cardozo.
“Esse trabalho de atração de novas empresas, com consequente geração de emprego à população e renda ao Município, é desenvolvido por meio de contato com o empresariado, visitas e apresentação dos benefícios para se instalar em Sumaré. É um trabalho que já surtiu efeito em 2017 e que continuará a ser desenvolvido com muito empenho e dedicação pela gestão do prefeito Luiz Dalben”, conta.
De acordo com o secretário, a diversidade econômica de Sumaré é um fato positivo. “De um lado temos grandes indústrias, multinacionais e do outro o agronegócio. Temos muito potencial”, disse.
Ele destacou que o município possui uma lei de atrativos para empresas e que a alteração do Plano Diretor, ampliando ainda mais a disponibilidade de terras para novas empresas já está em andamento. “Estamos trabalhando bastante para poder receber ainda mais empreendedores”, disse.
O prefeito Luiz Dalben destacou ainda que tem trabalho junto aos colaboradores para que empresas de tecnologia possam se instalar na cidade. “Estamos em uma região privilegiada e não temos economizado tempo na busca de parceiros que, assim como nós, acreditam no potencial da cidade. Buscamos não apenas o crescimento industrial, mas também o tecnológico”, disse.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Além de legislação específica para empreendedores e de ter disponibilidade de áreas, Sumaré também conta com um trabalho personalizado de apoio aos empreendedores. “Oferecemos toda nossa estrutura para, por exemplo, fazer a seleção de profissionais. É uma iniciativa que em que buscamos os profissionais exatamente de acordo com o perfil exigido pela empresa, economizando tempo e dando todo suporte necessário”, explicou.
VALE A PENA INVESTIR
Estudos classificam a cidade no ranking Top 10 das mais promissoras das Américas para receber investimentos estrangeiros, na categoria custo-benefício. A localização privilegiada, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos e cortada pelas principais rodovias do país, entre elas a Anhanguera e Bandeirantes, também merecem destaque.
“Temos o segundo maior mercado consumidor da Região Metropolitana de Campinas e a maior área para expansão imobiliária da região”, destacou Cardozo. “Sem dúvidas o futuro de Sumaré é promissor e estamos trabalhando incansavelmente para alavancar o desenvolvimento econômico, gerando mais empregos à população, mais renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, complementou o prefeito Luiz Dalben.

 

PRONTA PARA ATUAR
Além dos trabalhos voltados para a expansão e atração de novos empreendimentos, a Administração também tem investido na qualificação dos sumareenses para ocuparem os postos de trabalho que estão sendo abertos. “Temos feito um grande trabalho na obtenção de mão de obra qualificada”, afirmou o secretário.
A cidade conquistou recentemente uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia), que funcionará no Centro Administrativo Odette Jones Gigo, no Centro. No local será oferecido o curso de Gestão em Recursos Humanos e as aulas começam neste segundo semestre. “Sem dúvidas, é uma grande vitória para Sumaré e continuamos trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho à população”, disse o prefeito.
Outra conquista recente que merece destaque é o novo polo da Etec (Escola Técnica), no Centro Administrativo de Nova Veneza. A cidade já possui, atualmente, um polo da escola técnica no Centro, onde é oferecido o curso de Administração. A nova unidade receberá alunos do curso técnico de Logística.
Além disso, uma parceria com o Governo do Estado também permitiu a implantação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com cursos de Engenharia da Produção, Engenharia da Computação e Pedagogia.

 

PARCERIA
E esta preocupação em oferecer mão de obra qualificada está em todas as esferas. O Município realizou uma ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Juizado da Infância e Juventude que identificou 145 empresas que não estavam cumprindo com as cotas de aprendizagem. Elas estão sendo acionadas para cumprir com a legislação, o que deve contribuir para a geração de cerca de 800 vagas para jovens aprendizes entre 14 e 18 anos.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também