O leitor do TODODIA passa a contar com uma novidade. A partir da próxima terça-feira, volta às nossas páginas o jornalista americanense Walter Bartels, referência em análise política.
Dono de carreira respeitada em emissoras de rádio e televisão – e mestre para uma geração de locutores e redatores – Walter arrebanhou uma legião de fãs quando, na década de 90, assinou no jornal a coluna Notícias da Corte, viagem instigante pelos bastidores do poder.
As notas da coluna, que se tornavam temas de debate em todas as rodas, tratavam de negociações, estratégicas, projetos, ações públicas. Falava de de sucessos e percalços da Administração, e denunciava ações que fugiam da seriedade e da ética.
Mesma conduta, aliás, que Walter manteve à frente do jornalismo em importantes órgãos da imprensa regional. Como foi o caso das rádios Azul Celeste, Jornal de Limeira e Notícia FM (onde ainda é diretor). Walter também idealizou, fundou e dirigiu os departamentos de jornalismo das TVs Americana e Jornal de Limeira.
A volta do Notícias da Corte, diz o jornalista, acontece em um momento especial, quando a política se tornou tema estratégico para os destinos do município, do Estado, da Nação. A seu ver, já não se pode conceber que as pessoas não tenham postura diante do que acontece.
E este é, na visão de Walter, o papel do colunista: incentivar o leitor a pensar, a questionar. E, ele frisa, não importa a ideologia, a opinião, os valores pessoais. “A coluna pode gerar críticas ou elogios. Não importa. O valor é o mesmo. Importante é que as pessoas tenham consciência, que se manifestem, que se expressem”, afirma.
Mas a política, diz, não é o único ingrediente da coluna. O comportamento, os causos, os acontecimentos do cotidiano da urbe terão espaço garantido. O Notícias da Corte chega para ser um retrato fiel da nossa região.
A coluna sairá às terças, quintas e sábados. Nas versões impressa e virtual.