terça-feira, 16 abril 2024

Butanvac será a 1ª vacina brasileira contra a Covid-19

O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (26) a criação da ButanVac, a 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19. A produção deve começar ainda este ano, na fábrica que hoje faz a vacina contra a Influenza. A ButanVac será entregue ao Brasil ainda em 2021. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria.

“Os resultados dos testes pré-clínicos da vacina, batizada de Butanvac, se mostraram extremamente promissores. O que nos permite abrir os protocolos para os testes clínicos já a partir do mês de abril, desde que a Anvisa assim autorize”, afirmou o governador.

O estudo clínico será rápido, segundo Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan, ressaltando que o “dossiê” será apresentado à Anvisa. “A tecnologia utilizada para fabricar as doses será a mesma que a da gripe e também será integralmente produzida aqui, não dependeremos de insumos importados”, informou.

A produção será mais barata do que as de outras vacinas feitas com tecnologias modernas, além de ser segura. Segundo Dimas Covas, 80 milhões de pessoas são imunizadas todos os anos com a vacina da gripe no Brasil.

Os testes clínicos estão previstos para começarem em abril, tão logo ocorra a autorização da Anvisa. O Brasil também tem compromisso de oferecer a vacina para países de renda baixa ou média, segundo o diretor-presidente do Instituto Butantan.

A OMS receberá ainda hoje todos os certificados de protocolo da ButanVac. A previsão é que a produção dessa vacina comece em maio. Após isso, o Instituto poderá oferecer 40 milhões para iniciar a vacinação, se possível, no mês de julho, afirmou Doria.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também