sexta-feira, 26 abril 2024

STJD absolve Rafael Ramos em acusação de injúria racial contra Edenilson

Lateral direito do Corinthians foi absolvido da denúncia de injúria racial contra Edenilson, meio campista do Inter  

(Foto: Dia Esportivo/Folhapress)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu Rafael Ramos, lateral-direito do Corinthians, da denúncia de injúria racial contra Edenilson, meio-campista do Inter, no duelo entre as equipes -que terminou empatado por 2 a 2-, no dia 14 de maio, no Beira-Rio, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Inter pode recorrer da decisão.

Em decisão unânime, os auditores entenderam que as cinco perícias analisadas no processo foram inconclusivas e optaram por absolver Rafael Ramos. À época, Edenilson afirmou ter sido chamado de “macaco” pelo jogador do time alvinegro durante uma disputa de bola no segundo tempo. O português negou as acusações, mas chegou a ser detido dentro do estádio, depois liberado.

O lateral corintiano corria o risco de pegar de cinco a dez partidas de suspensão, além de receber uma multa de até R$ 100 mil, pois foi denunciado pela Procuradoria do STJD com base no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O texto em questão prevê tal punição à prática de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Em junho, o Instituto Geral de Perícias entregou à Polícia Civil do Rio Grande do Sul o laudo encomendado em razão da acusação de Edenilson. O documento dizia ser impossível atender à solicitação. De acordo com os peritos, não foi possível identificar as palavras que ditas pelo jogador do Corinthians.

Ainda assim, há pouco mais de um mês o auditor do STJD Paulo Sérgio Feuz encaminhou a denúncia contra Rafael Ramos dizendo haver “indícios fortes” de “ofensas de cunho racial” por parte do jogador corintiano, o que acabou não sendo confirmado no julgamento do caso na manhã de hoje.
Após a absolvição de Rafael Ramos, o Corinthians se pronunciou em nota oficial:

“O Corinthians reforça o seu compromisso na luta contra o racismo. Desde o início, o clube deu todo o suporte necessário a Ramos e, agora, deseja uma sequência plena nas carreiras desportivas de ambos os atletas”, diz um trecho do comunicado.

Em contato com a reportagem, a defesa de Rafael Ramos, representada pelo advogado Daniel Bialski, ressalta que sempre acreditou “fielmente” na sua inocência. “A prova produzida e exibida pela defesa no julgamento hoje realizado somente confirma isso. Com a absolvição, decidida por unanimidade, fez-se Justiça”, avalia o advogado. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também