O governo da Indonésia confirmou a queda do avião da Sriwijaya Air no mar neste sábado (9). A aeronave levava 62 pessoas a bordo, sendo seis tripulantes. O avião, um Boeing 737-500, perdeu contato pouco após decolar do aeroporto de Jacarta, capital da Indonésia. O voo tinha como destino a cidade de Pontianak, também na Indonésia. A empresa diz ainda investigar o que aconteceu.
Sites que fazem o monitoramento de radares mostraram que o avião deixou de aparecer no monitoramento após a decolagem, às 14h40, no horário local (4h40 em Brasília), quando já sobrevoava o mar de Java.
O ministro dos Transportes da Indonésia, Budi Karya Sumadi, disse que a aeronave pareceu se desviar de sua rota pouco antes de desaparecer.
Segundo o Flightradar24, o avião perdeu 10 mil pés de altitude em menos de um minuto.
Testemunhas relataram à mídia local que viram a aeronave cair no mar.
Um porta-voz da Defesa Civil disse que equipes de busca da Indonésia encontraram “destroços suspeitos” do avião da Sriwijaya Air.
O avião utilizado no voo, que duraria uma hora e meia, era um Boeing 737- 500, com capacidade para 130 pessoas.
Segundo o site da emissora de televisão Al Jazzeara, a aeronave foi fabricada há 27 anos.
O local para onde as equipes de resgate foram enviadas fica perto de algumas ilhas turísticas, na costa da capital indonésia. O setor de aviação civil na Indonésia passou por várias tragédias nos últimos anos, e muitas companhias aéreas indonésias foram proibidas de operar na Europa e nos EUA no passado.