A primeira receita é simples e rápida de preparar, já a segunda leva um pouco mais de tempo, pois o peixe passa por processo de cura, mas o sabor do prato fica incrível
Hoje trago o clássico e delicioso Macarrão à Bolonhesa, com molho natural à base de tomates, e o Aliche brasileiro, feito com sardinhas. A primeira receita é simples e rápida de preparar, já a segunda leva um pouco mais de tempo, pois o peixe passa por processo de cura, mas o sabor do prato fica incrível! Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:
Macarrão à Bolonhesa
Ingredientes
500 g de macarrão fusilli (parafuso) cozido ao dente, 2 kg de tomates bem maduros picados, 2 cebolas médias descascadas e raladas, 300 g de patinho moído, 1 cenoura ralada, 1 copo de leite, 1 tablete de caldo de carne, parmesão ralado, azeite, louro, manjericão, sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
Numa panela grande, coloque os tomates, as cebolas e a cenoura. Cozinhe em fogo alto por 20 minutos, mexendo com cuidado. Desligue o fogo e escorra a água que formou no fundo da panela. Envolva o macarrão cozido no molho e sirva em seguida.
Aliche brasileiro (Sardinha)
Rendimento: 2 kg
1 litro de azeite extravirgem
2 cebolas roxas
1 colher (café) de glutamato
670 g de sal grosso
2 kg de sardinhas inteiras
2 maços de salsinha
3 colheres (sopa) de pimenta Tabasco defumada
500 g de mini tomates-cereja
Modo de preparo
Limpe o peixe e preserve os filés com a pele. Disponha os peixes sobre uma grade e coloque o sal grosso sobre os filés. Envolva-os com filme plástico e perfure-os, para que o suco escorra durante o processo de cura.
Após uma semana sob refrigeração de 2 a 4 graus, retire o excesso de sal, as escamas e filete em iscas longas e finas.
Disponha os filetes num refratário adequado, tempere-os com a pimenta defumada, cubra-os com a cebola roxa brunoise, a salsinha cortada em chiffonade extra fino e o tomate cereja cortado em dois. Finalize o tempero com o glutamato e banhe com o azeite.