Mais de 459 municípios, em que as prestadoras adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G, a partir do próximo dia 30. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (24), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz – GAISPI.
Com a atualização das cidades aprovadas, a faixa de 3,5 GHz passa a ser liberada para utilização do 5G em 1.423 munícipios. Abrangendo cerca de 138 milhões de brasileiros.
Para consultar os munícipios com liberação, o GAISPI possui um painel de dados que mostra as cidades que já possuem aprovação, e o planejamento das próximas ações.
Vale ressaltar que a liberação da faixa não significa que a rede 5G estará liberada de imediato. A instalação depende do planejamento de cada prestadora do serviço.
TV Parabólica
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar seu equipamento, já que a recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas será migrado da banda C satelital para a banda Ku.
Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV por antena parabólica, estão liberados para solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.
Cidades da região com sinal 5G já liberado
Alguns munícipios da nossa região já possuem o sinal liberado. Em abril, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa receberam a liberação da Anatel. Hortolândia e Sumaré oficializaram a disponibilidade do 5G em janeiro.