Domingo, 05 Dezembro 2021

68,8 mil ainda não entregaram o Imposto de Renda

68,8 mil ainda não entregaram o Imposto de Renda

A 12 dias do encerramento do prazo, 68.823 contribuintes de cinco cidades da Região ainda não acertaram as contas com o Leão. Isso equivale a 31,49% d

A 12 dias do encerramento do prazo, 68.823 contribuintes de cinco cidades da Região ainda não acertaram as contas com o Leão. Isso equivale a 31,49% do total. Das 218.521 declarações do Imposto de Renda previstas para serem entregues até o prazo final, no próximo dia 30, 149.698 foram entregues até anteontem. As informações são da Receita Federal.

Em Americana, 24.585 contribuintes ainda precisam acertar as contas com o Leão; em Hortolândia, 11.562; em Nova Odessa, 4.305; em Santa Bárbara d'Oeste, 12.412 e, em Sumaré, 15.959 (Confira quadro ao lado).

Em época de pandemia, a preocupação entre os contribuintes aumentou ainda mais, informou Victor Corazza Modena, professor de Pós-Graduação na IBE (Institute Business Education) Conveniada FGV (Fundação Getúlio Vargas), nas disciplinas de Empreendedorismo, Gestão Financeira & Contabilidade Geral, Negociação & Conflito. "Época de declaração de imposto de renda sempre é uma época com mais preocupação por parte dos brasileiros e da população. Acho que em época de pandemia deu uma piorada, no sentido de que as pessoas estão mais preocupadas, estão mais ansiosas, estão com mais dúvidas. Esse cenário de indefinição sobre o Brasil e sobre o mundo que a pandemia trouxe aumentou um pouco o nível de ansiedade de todo mundo em relação a tudo", explicou o contabilista.

A dica do professor é que as pessoas entreguem as declarações o quanto antes. Primeiro, quem entrega a declaração antes, recebe a restituição antecipadamente, se pagou a mais.  "Quanto antes você entregar a declaração do Imposto de Renda, antes o seu dinheiro volta", mencionou o professor.

O segundo motivo é que nos últimos dias de declaração o site fica sobrecarregado, porque aumentam os acessos, uma vez que os brasileiros têm o hábito de deixar para fazer a entrega na última hora.

A orientação do professor é que os contribuintes que tenham declarações complexas procurem um contador para fazer a declaração. Se a declaração for simples, o próprio contribuinte pode preencher os formulários.

Em razão da pandemia, pode ocorrer de os trabalhadores terem dificuldades em obter as declarações de rendimentos das empresas, por causa de suspensão de contratos ou até mesmo demissões.

Neste caso específico, a orientação do professor é que os trabalhadores procurem os bancos onde mantêm suas contas. Quem operar com mais de um banco, terá que procurar todos eles.

BRASIL

Até as 11h desta quarta (17), 19.927.584 declarações do IRPF 2020 foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. No estado de São Paulo, já foram entregues 6.414.275 declarações.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/