quarta-feira, 19 junho 2024
BEM VINDO, INVERNO!

A estação mais fria do ano chega nesta quarta-feira

Nesta época as noites são mais longas, há menos chuvas e ar fica mais seco
Por
Andressa Oliveira
Foto: Andressa Oliveira / Rede TodoDia

Oficialmente, o inverno começa às 11h58 desta quarta-feira (21), a estação é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Porém, os maiores volumes de de chuva se acumulam no noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e em parte do Sul do Brasil.

A previsão deste ano para o inverno no Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém não se descartam as possibilidades de chuvas intensas próximas ao litoral sul da região devido a passagem de frentes frias.

Em 2022, as temperaturas foram mais elevadas, com chuvas acima da média em todas as regiões do Brasil. Já para este ano, as temperaturas não serão baixas, o inverno durará até as 3h50 do dia 23 de setembro.

Com a chegada do inverno, acontece um evento natural chamado solstício, que vem do latim Sol + sistere (que não se move). Esse fenômeno não ocorre na mesma data, em função do ano tropical da Terra não ser um múltiplo exato de dias.

O que é Solstício?

O Astrônomo Carlos Andrade do o Observatório Municipal de Americana (OMA) em entrevista à Rede Todo Dia, explica sobre essa transição das estações no solstício do inverno “o sol vai alcançar o seu maior distanciamento para o norte, esse maior distanciamento é chamado de solstício , teremos a noite mais longa do ano e consequentemente o dia mais curto, o sol começa a retornar para o sul, depois ele volta e a noites começam a ficar cada vez menores e os dias maiores, até que em setembro por volta do dia 21, ele atinge o meio do caminho, quando nós temos o chamado equinócio”.

“As estações do ano não tem nada haver com a Terra estar mais próxima ou mais afastada do sol. De fato, às vezes, durante o ano, ela se aproxima e se afasta do sol, mas essa variação de distância não causa as mudanças na temperatura, o que causa as mudanças na temperatura é o fato dela estar inclinada. Ela estando inclinada, o sol vem mais pro norte e às vezes mais para o sul, por conta da inclinação do eixo da Terra”, completou o astrônomo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também