Americana já está no clima da Festa do Peão. A 33ª edição de um dos maiores eventos do gênero no Brasil foi aberta ontem à noite, no Parque de Eventos CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana), às margens do km 121 da Anhanguera, arrastando uma multidão de gente, da região e de diferentes partes do País, que compareceu para conferir as disputas iniciais na arena – além, é claro, dos shows programados para a primeira noite, com Marília Mendonça e Wesley Safadão.
Até o fechamento desta reportagem, por volta das 23h50 de ontem, os shows ainda não tinham sido iniciados, tampouco o público da primeira noite tinha sido divulgado pela organização. Mas o presidente do CCA, Beto Lahr, contou que a expectativa era de que a noite fosse de casa cheia.
Até dia 23, último dia de evento, são espera dos 250 mil visitantes. Assim como ocorre todos os anos, a festa começou com a benção de um padre local, que este ano foi Manoá Xavier, da Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós, da região da Praia Azul. Ele comandou uma Ave Maria e um Pai Nosso, para abençoar a abertura do evento. Marcaram presença na abertura o presidente da Câmara de Americana, Luiz da Rodaben (PP), representando o Poder Legislativo da cidade, e o prefeito de Nova Odessa, Bill Souza (PSDB), entre outras lideranças regionais. Dando início às atividades, as tradicionais provas de peão animaram a plateia.
Neste ano, cerca de 500 atletas, ao todo, estão disputando as provas, divididos entre competições de três tambores, cutiano e montaria em touros. Thais Vivi, militar da Marinha, veio do Rio de Janeiro especialmente para prestigiar o evento. contou que as disputas na arena são sua parte favorita da festa. “Eu gosto de sertanejo, mas o principal motivo que me trouxe aqui foi a prova dos três tambores feminina. Eu adoro”, disse ela.
HOJE E AMANHÃ
A festa continua hoje e amanhã, nesta semana, e retoma na próxima semana. Ao todo, outros 14 shows estão confirmados, dentre eles Zé Neto e Cristiano, Dennis Dj e Gustavo Mioto, previstos para hoje, e Luan Santana e Fernando e Sorocaba, neste domingo. Os ingressos variam de R$ 15 a R$ 450.
Marília Mendonça visita Lar dos Velhinhos
Atração principal da abertura da 33ª Festa do Peão de Americana ao lado do cantor Wesley Safadão, a cantora Marília Mendonça aproveitou sua passagem pela cidade para visitar, ontem, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo. Ela foi conhecer um fã que, há cerca de um mês, aparece em fotos e vídeos declarando sua paixão pela cantora. Marília Mendonça se emocionou ao relatar a visita e pediu, através de sua rede social, doações para o local onde vive um de seus fãs americanenses. “Seu Paulo é um dos velhinhos que não têm família e eles cuidam super bem dele, então vou fazer um post falando de doações que vocês podem fazer, porque o Lar dos Velhinhos sobrevive de doações”, declarou.
A visita teve direito à interpretação de “Bem Pior que Eu”, um dos hits dela O encontro, segundo ela, não poderia ter sido melhor. “Foi uma alegria generalizada. Todos os funcionários, voluntários, minha equipe, todo mundo ficou muito emocionado”, disse.
BEATRIZ COSTA