
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 produtos para modelar cabelos, como pomadas sem enxágue, ceras e sprays. De acordo com a agência, os produtos não atendem às novas regras estabelecidas em setembro deste ano.
As regras atualizadas da Anvisa para produtos para modelar cabelos incluem novos limites para a quantidade de ingredientes considerados perigosos, como substâncias irritantes, alérgenas e carcinogênicas. Também foram estabelecidos novos requisitos de segurança para os produtos, como a necessidade de testes de toxicidade e irritação cutânea.
A lista completa dos produtos cancelados foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Os produtos afetados são de fabricação nacional e importada.
A Anvisa orienta os consumidores que possuam produtos da lista a interromperem o uso e a descartarem os itens. A agência também recomenda que os consumidores entrem em contato com os fabricantes para obter informações sobre a substituição dos produtos.