Quinta, 30 Junho 2022

Aulas práticas para tirar carteira de habilitação voltam nesta quinta em São Paulo

Aulas práticas para tirar carteira de habilitação voltam nesta quinta em São Paulo

O estado São Paulo inicia nesta quinta-feira (25) a retomada gradual das atividades dos CFCs (centros de formação de condutores) credenciados pelo Det

O estado São Paulo inicia nesta quinta-feira (25) a retomada gradual das atividades dos CFCs (centros de formação de condutores) credenciados pelo Detran.SP, gestão João Doria (PSDB), com aulas remotas. 

Assim voltam a ser atendidas as demandas iniciadas antes da suspensão do atendimento presencial em função da pandemia do novo coronavírus, ainda em março. 

O cronograma será dividido em etapas: o reinício das aulas práticas começa quinta e as teóricas ficam para a próxima segunda-feira (29). 

As aulas teóricas para primeira habilitação serão ministradas pelos instrutores por meio de videoconferência. Já aqueles que passam por reciclagem terão acompanhamento online, enquanto a realização das provas será presencial e individual. 

O uso de máscara será obrigatório e os centros de formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos. 

Cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, carteira para portadores de necessidades especiais, mudança de categorias e reabilitação serão atendidas. O Detran espera dobrar esse número na próxima semana. 

Já os testes práticos, com previsão de retomada para a primeira quinzena de julho, serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro. 

O objetivo é reduzir a quantidade de provas. Alunos e instrutores deverão usar máscara e o veículo passará por higienização a cada exame. 

A oferta dos serviços é possível graças a um sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela Prodesp (empresa de tecnologia do Governo) para comprovar a identidade dos condutores, por meio da biometria já cadastrada quando os alunos fizeram a matrícula. 

A autorização para a realização dos cursos teóricos e práticos será concedida apenas para os municípios que estejam estabelecidos a partir da chamada fase dois (laranja), do Plano da gestão Doria (PSDB). 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/