O bilionário chinês Jack Ma, um dos fundadores do conglomerado de comércio eletrônico Alibaba, declarou que vai doar 500 mil kits de kits para diagnóstico e 1 milhão de máscaras para os Estados Unidos, com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus.
Nas últimas semanas, Ma já fez doações para áreas atingidas em Japão, Coreia do Sul, Itália, Irã e Espanha.
“Esta crise apresenta um enorme desafio à toda a humanidade em um mundo globalizado. A pandemia que enfrentamos hoje não pode mais ser resolvida por qualquer país individual. Temos que combater o vírus trabalhando lado a lado”, disse Ma, em nota divulgada por sua fundação.
Bilionários norte-americanos como Mark Zuckerberg e Bill Gates também anunciaram recentemente que ajudarão no combate à pandemia com recursos próprios.
Na tarde de sexta-feira (13), os EUA declararam estado de emergência nacional. A medida permite ao Executivo usar US$ 50 bilhões para combater o novo coronavírus.
O dinheiro poderá ser solicitado por estados, localidades e territórios para “a nossa luta conjunta contra essa doença”, disse o presidente americano, Donald Trump, em declaração na Casa Branca.
Nos EUA, há até o momento 2.030 casos confirmados e 47 mortes registradas.