domingo, 5 maio 2024

Campanha de multivacinação começa na próxima segunda

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta (2) que a nova campanha de vacinação contra a poliomelite e outras 20 doenças começa na próxima segunda-feira (5) e que trará, pela primeira vez, doses da vacina meningocócica ACWY, antes disponível apenas na rede privada com preço médio de R$ 500.

A meningocócica ACWY imuniza contra quatro sorogrupos da meningite bacteriana, uma das formas mais graves da doença, e previne contra infecção generalizada. A partir de agora, o imunizante integra o SUS e passa a ser oferecido gratuitamente.

A mudança foi causada pelo aumento expressivo no número de casos de meningite de tipo W, especialmente em Santa Catarina, que em 2019 chegou a ter 49% dos casos da doença registrados como sendo deste tipo. Em 2007, o estado tinha menos de 5% de pacientes com o sorotipo W, um dos mais de 90 existentes. Esse sorotipo da doença não era coberto pela vacina no SUS.

A vacinação varia de acordo com a idade, mas deve começar a partir do terceiro mês de vida, de maneira que antes de a criança completar um ano de vida tenha recebido duas ou três doses. Com reforço aos 5 e aos 11 anos.

No caso dos adolescentes que não foram vacinados desde a primeira infância, são necessárias duas doses com um intervalo de cinco anos entre elas. Os adultos, por sua vez, demandam apenas uma única dose.

A doença é causada pela bactéria meningococo de tipo A, C, W e Y, e a vacina é eficaz, mas pode trazer alguns efeitos colaterais de curta duração como dor no local de aplicação, perda do apetite, dor de cabeça, febre, cansaço e dor muscular. Esses sintomas somem em cerca de 72h.

A única prevenção à meningite é a vacinação.

A vacinação contra a poliomelite é administrada oralmente (gotinha) em crianças com idade entre 1 e 5 anos.

Outras 14 vacinas também fazem parte da campanha multivacinal do Estado, cobrindo cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b), entre outras.

Ao todo, 5,2 milhões de doses serão distribuídas pelos postos de saúde de todo o Estado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também