sábado, 27 abril 2024

Fornecimento pleno de energia no Amapá fica para dezembro

O fornecimento seguro de energia nas cidades do Amapá afetadas pelo apagão pode ficar para 7 de dezembro, mais de um mês depois do incêndio na subestação que deixou 90% da população do Estado – de 700 mil habitantes – no escuro. A informação aparece em ofícios da empresa responsável pelos transformadores e pela transmissão de energia na região, obtidos pela reportagem.

Os documentos foram enviados ao MPF (Ministério Público Federal) no Amapá nos dias 7 e 11. São assinados por três advogados da empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE).

Segundo os ofícios, a montagem de um transformador cedido por outra concessionária de energia só será concluída “até” 7 de dezembro. Este equipamento servirá para “conferir maior segurança ao funcionamento da subestação de Macapá”, conforme os documentos.

O incêndio de um transformador sob a responsabilidade da LMTE ocorreu na noite do último dia 3.

A destruição do equipamento deixou sobrecarregado o segundo transformador responsável pela transmissão de energia, que também acabou danificado. Um terceiro, que deveria dar segurança ao fornecimento de energia, estava em desuso desde dezembro de 2019.

Um dos equipamentos foi consertado, o que garantiu um rodízio de energia no Amapá, inicialmente de seis em seis horas – sem regularidade e previsibilidade em boa parte dos bairros de Macapá. O período sem energia já foi diminuído (quatro em quatro horas durante o dia, três em três à noite).

O restabelecimento pleno da energia depende de um segundo transformador e de um transformador de segurança (é este que está previsto somente para dezembro).

Quando o equipamento for instalado, haverá “plenitude do atendimento às cargas ora atendidas anteriormente ao acidente”, conforme o ofício. Já a “maior segurança ao funcionamento da subestação” ocorreria até 7 de dezembro, com o terceiro transformador emprestado de outra concessionária.

O MPF abriu um inquérito civil público para investigar as responsabilidades pelo apagão. Já a Polícia Civil do Estado investiga a ocorrência de crimes no episódio. Uma perícia preliminar descartou que um raio provocou o incêndio do transformador, como se dizia inicialmente.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, chegou a prometer um restabelecimento integral de energia até o próximo domingo. As eleições foram adiadas em Macapá.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também