TV AO VIVO
TODODIA 25 de outubro de 2026
Brasil & Mundo

Imagem de sonda mostra cratera de gelo em Marte

Compartilhar WhatsApp Facebook

A sonda Mars Express comemora neste mês 15 anos de operações ininterruptas em órbita de Marte. Para celebrar, a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou uma linda imagem da cratera Korolev, conhecida por permanecer o tempo todo com o fundo cheio de gelo. Enquanto isso, a mais nova espaçonave marciana, a InSight, da Nasa, instalou seu primeiro instrumento no solo.

A cratera fica próxima à calota polar Norte marciana e tem uma peculiaridade: preserva o gelo de água de maneira mais ou menos estável em seu interior. Isso porque, embora nessa região, gelo na superfície acabe sublimando no verão, o interior da cratera funda (ela tem 2 km de profundidade e 82 km de largura) cria uma “armadilha fria”, capturando as correntes de ar frio e mantendo-se a temperaturas mais baixas que a média da região. Assim, o gelo nunca sublima.

A imagem é um mosaico composto por cinco imagens diferentes capturadas ao longo de várias órbitas. E a ESA também gerou, como é o costume com imagens da Mars Express, uma versão em perspectiva a partir de um modelo 3D da altitude do solo.

Continua após a publicidade

Esta matéria foi útil para você?

Folhapress TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›

Newsletter TODODIA

As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.

Ao se inscrever você concorda em receber a newsletter diária do TODODIA. Cancele quando quiser, com um clique no rodapé do e-mail. Política de privacidade.