segunda-feira, 25 novembro 2024

PM de SP promove e dá status de herói a policiais mortos com Covid-19

O comando da Polícia Militar de São Paulo promoveu no último dia 17 os sargentos Magali Garcia, 46, e Cleber Alves da Silva, 44, os primeiros policiais militares paulistas mortos pela Covid-19 no estado. 

A promoção post mortem – após a morte – é um gesto de reconhecimento do governo paulista ao sacrifício dos policiais durante o combate da pandemia. Eles passam a ser considerados heróis tombados em serviço. 

“Eles são os verdadeiros heróis e jamais serão esquecidos, pois, nos momentos de isolamento social, estiveram na linha de frente, mesmo diante de todos os riscos, e sacrificaram suas vidas para garantir a segurança de todos”, diz o comandante-geral da corporação, o coronel Fernando Alencar Medeiros. 

De acordo com o comando da corporação, todos os PMs vitimados pelo vírus terão mesmo tratamento, promoção e status de herói, quando houver indícios de que a contaminação ocorreu no exercício da função policial-militar – o que é investigado em sindicância interna. 

Até agora, 16 policiais morreram da doença no Estado, segundo os registros oficiais. 

Atualmente, 998 policiais militares estão afastados do trabalho por suspeita de contaminação da Covid-19. No final de maio, esse número chegou a 2.300. 

A promoção post mortem de policial precisa ser aprovada por uma comissão composta por cinco policiais militares, cujo parecer é submetido à aprovação final do Comandante Geral. Os dois policiais promovidos até agora tiveram aprovação unânime. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também