sexta-feira, 3 maio 2024
BALANÇO DA BLACK FRIDAY

Procon-SP recebeu mais de 1000 reclamações durante a Black Friday

Maior parte das queixas foram relacionadas a não entrega ou demora na entrega dos produtos comprados durante a data
Por
Isabela Braz
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Até o início da tarde deste sábado (25), o Procon-SP atendeu 1.007 consumidores que procuraram o órgão para reclamar de problemas nas compras ou contratações durante a Black Friday – evento pós ação de graças, que dá início ao período de compras de natal, com promoções em lojas do mundo todo.

Segundo divulgado pela fundação, a maior parte das queixas foram relacionadas a não entrega ou demora na entrega, contabilizando até o último balanço um total de 363 consumidores realizando reclamações.

Os outros dos principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto (150 reclamações); mudança de preço ao finalizar a compra (129); pedido cancelado após finalização da compra (118); produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (86).

Além das reclamações registradas, o Procon-SP também realizou consultas e orientações durante a Black Friday, totalizando um total de 295 consultas sobre o tema. No total, o último balanço contabilizou 1.302 atendimentos.

O Procon realizou um ranking com as lojas onde mais foram registradas reclamações durante a data promocional, entre elas estão: Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / Magalupay / Hub Fintech com 76 reclamações; Mercado Livre com 39; Via / Casas Bahia / Pontofrio / Extra.com.br com 35; Carrefour com 32; e Claro / Net / Embratel / Nextel (América Móvil) com 29.

Desde o início deste mês, foi disponibilizado para a população um espaço específico no site do Procon-SP para o registro de queixas relacionadas à data promocional. Para realizar reclamações, basta o consumidor acessar o link https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login.

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