sexta-feira, 3 maio 2024
PONTUAÇÕES

Resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira (16)

Notas estarão disponíveis na Página do Participante; os treineiros terão as notas liberadas só em março
Por
Isabela Braz
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (16), os vestibulandos que realizaram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, nos dias 5 e 12 de novembro, já podem conferir os resultados na Página do Participante. Treineiros – que fazem a prova em busca de auto avaliação – serão divulgados em março.

Para acessar as notas, é necessário entrar na Página do Participante com o login único da plataforma gov.br com o CPF cadastrado. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la clicando em “esqueci minha senha”.

O espelho das redações estará disponível para consulta em 90 dias, após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência, sendo elas:

• Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
• Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
• Respeito aos direitos humanos.

A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero. Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e, ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. As notas do exame são usadas para acessar vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também