quinta-feira, 2 maio 2024

Saiba como prevenir e como proceder diante de acidentes domésticos

Nesta época do ano, os casos são muito comuns e ampliam a demanda de atendimento nas unidades de saúde 

Foto Ilustrativa Reprodução

Durante as férias escolares, onde as crianças ficam mais livres e à vontade em casa, é necessário que pais e responsáveis ampliem a atenção com os filhos para evitar acidentes domésticos. Nesta época do ano, os casos são muito comuns e ampliam a demanda de atendimento nas unidades de saúde.

Diante disso, é importante que adultos supervisionem as brincadeiras e orientem as crianças para que situações indesejadas sejam evitadas. Para isso, é fundamental a criação e a manutenção de ambientes seguros para reduzir os riscos.

Contudo, apesar da atenção redobrada, acidentes ainda acontecem. Segundo o coordenador de serviços assistenciais da UPA Canindezinho, Álvaro Nepomuceno, as causas mais recorrentes de acidentes com as crianças em ambientes domésticos são quedas, engasgo e afogamento.

“A gente tem que estar atento a cada passo da criança dentro da nossa casa e do ambiente externo porque elas ficam mais propensas a sofrerem acidentes. Esses acidentes são as lesões e traumas por quedas e por uso de materiais inapropriados para crianças. Também são comuns afogamentos em praias, piscinas e até mesmo em baldes dentro de casa”, explica.

O profissional também reforça a atenção para possíveis choques elétricos e engasgo. Diante dessas situações, portanto, um rápido atendimento faz toda a diferença para o salvamento da criança. Para isso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) recebem tais casos e garantem a assistência necessária para cada caso.

“Quando o responsável busca esse atendimento na UPA, o equipamento está pronto para atender esses pacientes em casos de urgência e emergência. Quando o médico atende a criança e vê a necessidade de mais exames ou de um atendimento mais especializado, ele solicita a transferência para um hospital”, informa Álvaro.

No caso, porém, do paciente chegar à unidade de saúde em risco de morte, o atendimento é realizado de forma imediata. Durante todo o período que a criança se encontra sob internação nas UPAs são oferecidos serviços médicos, de enfermagem e de assistência social.

Como evitar os acidentes?

Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas atitudes preventivas, por menor que pareçam, são fundamentais para evitar intercorrências. Os cuidados devem ser tomados em todos os cômodos da casa e detalhes simples fazem toda a diferença.

Entre as principais medidas estão evitar cortinas compridas e tapetes, deixar fios elétricos e tomadas devidamente cobertos e não deixar ferros elétricos ligados sem supervisão e ao alcance de crianças. Na cozinha, prefira deixar os cabos das panelas virados para a parte de dentro do fogão para evitar que os pequenos alcancem o objeto e acabem sofrendo queimaduras.

Outro fator que causa acidentes é o acesso fácil a substâncias químicas. Para isso, é importante que produtos de limpeza sejam guardados fora do alcance das crianças. Também é preciso estar atento a pisos escorregadios e escadas dando preferência a tapetes antiderrapantes e portões de segurança. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também