sexta-feira, 26 abril 2024

Doria e Covas propõem emendar feriados para aumentar isolamento

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que vai encaminhar nesta segunda-feira (18) à Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei para antecipar o feriado estadual do dia 9 de julho (Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira (25). A proposta é uma tentativa de aumentar o isolamento social contra o novo coronavírus, que alcança níveis maiores em finais de semana e feriados, segundo o governador João Doria (PSDB). Na Capital, o objetivo é criar um mega feriado emendado a partir desta quarta-feira (20) até a próxima segunda.

De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), dois feriados municipais podem ser antecipados para esta quarta (20) e quinta (21) e, na sexta-feira (22), seria declarado ponto facultativo na cidade. As medidas dependem de aprovação dos legislativos municipal e estadual.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo. O governador disse que vai sugerir que prefeitos da Grande São Paulo e do Interior também busquem nos Legislativos locais autorização para também antecipar feriados, para um maior índice de isolamento no Estado.

A medida foi tomada devido ao fato de que os índices de isolamento social costumam sem maiores em feriados e finais de semana. No sábado (16), a capital teve uma taxa de 52% e o Estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o Estado, 54%.

A Câmara de São Paulo votará nesta segunda a antecipação do Corpus Christi e Consciência Negra, para quarta e quinta (21). A sexta (22) será ponto facultativo na cidade de São Paulo. Assim, a Capital pode ter um mega feriado de seis dias, iniciando na quarta e terminando na segunda.

Doria iniciou a coletiva fazendo um discurso em que tenta desconstruir a tese de que a quarentena é o que afeta a economia. “Para vencer a crise, temos que vencer o coronavírus. O inimigo da economia não é quarentena, é a pandemia”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também