quarta-feira, 15 maio 2024

175,6 mil crianças devem ser vacinadas na região

Cidades da região anteciparam o início da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite e iniciam a vacinação de crianças de um a menores de cinco anos no próximo sábado.
A RMC (Região Metropolitana de Campinas) tem cerca de 175,6 mil crianças que devem ser imunizadas, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Todas as crianças nessa faixa etária devem receber a vacina, independente da situação vacinal. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças.
Americana inicia a campanha no sábado, considerado o dia D. As 17 unidades básicas de saúde oferecerão as vacinas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. No dia D (sábado) o atendimento será das 8h às 17h em 15 unidades básicas e um posto volante no pós-represa.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, explica que esta campanha será indiscriminada, já que mesmo crianças que receberam a vacina em anos anteriores deverão ser novamente vacinadas.
De acordo com Simone, um dos principais motivos para receber a vacina adicional é que muitos indivíduos não respondem imunologicamente à primeira dose, por isso a necessidade do reforço além da rotina.
Sumaré também adiantou a vacinação para o sábado. “Nossas unidades de saúde estarão de portas abertas em dois sábados, dias 4 e 18 de agosto”, explicou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.
Santa Bárbara d’Oeste também fará dois sábados de mobilização, nos dias 4 e 18, das 8h às 16h, mas somente para crianças. A Secretaria de Saúde orienta que ao comparecerem à UBS, os pais ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação e o cartão SUS da criança.
Paulínia também terá vacinação no sábado, das 8h às 17h. As vacinas serão disponibilizadas nas unidades básicas de saúde do município (exceto UBS João Aranha).
Em reportagem publicada no mês passado, o infectologista Arnaldo Gouveia, chefe do setor no HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi de Americana, alertou para a necessidade da vacinação contra o sarampo. Para ele, existe o risco de ocorrer um surto da doença neste ano, o que poderia atingir também a RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Com a quebra do sistema de saúde venezuelano, tivemos grandes surtos de sarampo, inicialmente nas comunidades indígenas e depois chegou a Roraima. De Roraima foi para Manaus, e está espalhando, por avião”, explicou Gouveia.
Conforme noticiado pelo TODODIA no dia 9 de julho, o índice de imunização contra o vírus da poliomielite nas cidades da RMC está em 85,51%, abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
Apesar do risco do vírus da doença voltar a circular ser baixo, ele existe, segundo a Diretoria de Imunização do Estado de São Paulo.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também