Em vista das fortes chuvas que estão acontecendo na região, a Defesa Civil de Campinas promoveu a capacitação de agentes da região sobre autoavaliação de risco nesta segunda-feira (30).
A capacitação teve início na semana passada com agentes de Santa Bárbara d’Oeste e Pedreira e nesta segunda-feira foi ministrado a 25 agentes das Defesas Civis de Americana, Holambra, Artur Nogueira, Itatiba, Cosmópolis, Paulínia, Monte Mor, Morungaba e Jaguariúna. O treinamento teve como foco a implementação do Scorecard – Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência Face a Desastres a Nível Local.
A ação foi coordenada pela Defesa Civil e promovido pelo CRDC (Centro de Resiliência de Campinas) sendo realizado na sede da Agência Metropolitana de Campinas, no Jardim Chapadão e contando com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Unicamp (Ceped). A capacitação foi feita pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas Sidnei Furtado, a coordenadora de Fiscalização de Alimentos da Secretaria de Saúde e responsável pelo Scorecard de Sistemas Alimentares Anne Dutra e Priscilla Pegoraro, da Secretaria Municipal de Saúde e membro do Centro de Resiliência de Campinas e também contou com a participação do professor André Argollo, coordenador do Ceped.
Segundo Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil, o projeto vem como motivação de fortalecer a resiliência na região metropolitana de Campinas. “Como Centro de Resiliência das Nações Unidas temos o compromisso de capacitar outros municípios. Autoavaliar as estruturas locais permite compreender quais são os recursos disponíveis e o que deve ser melhorado para que se possa ter respostas coordenadas em situações de desastres”, afirmou Furtado.