sexta-feira, 22 novembro 2024
PREPARAÇÃO

Agentes da Defesa Civil da RMC passam por capacitação sobre autoavaliação de risco

Treinamento foi feito com agentes de Americana, Holambra, Artur Nogueira, Itatiba, Cosmópolis, Paulínia, Monte Mor, Morungaba, Jaguariúna, Santa Bárbara e Pedreira.
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Prefeitura de Campinas

Em vista das fortes chuvas que estão acontecendo na região, a Defesa Civil de Campinas promoveu a capacitação de agentes da região sobre autoavaliação de risco nesta segunda-feira (30).

A capacitação teve início na semana passada com agentes de Santa Bárbara d’Oeste e Pedreira e nesta segunda-feira foi ministrado a 25 agentes das Defesas Civis de Americana, Holambra, Artur Nogueira, Itatiba, Cosmópolis, Paulínia, Monte Mor, Morungaba e Jaguariúna. O treinamento teve como foco a implementação do Scorecard – Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência Face a Desastres a Nível Local.

A ação foi coordenada pela Defesa Civil e promovido pelo CRDC (Centro de Resiliência de Campinas) sendo realizado na sede da Agência Metropolitana de Campinas, no Jardim Chapadão e contando com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Unicamp (Ceped). A capacitação foi feita pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas Sidnei Furtado, a coordenadora de Fiscalização de Alimentos da Secretaria de Saúde e responsável pelo Scorecard de Sistemas Alimentares Anne Dutra e Priscilla Pegoraro, da Secretaria Municipal de Saúde e membro do Centro de Resiliência de Campinas e também contou com a participação do professor André Argollo, coordenador do Ceped.

Segundo Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil, o projeto vem como motivação de fortalecer a resiliência na região metropolitana de Campinas. “Como Centro de Resiliência das Nações Unidas temos o compromisso de capacitar outros municípios. Autoavaliar as estruturas locais permite compreender quais são os recursos disponíveis e o que deve ser melhorado para que se possa ter respostas coordenadas em situações de desastres”, afirmou Furtado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também