O Ministério da Saúde depositou nesta quinta-feira (12) na conta da Prefeitura de Americana um recurso extra orçamentário de R$ 1,5 milhão para a compra de consultas particulares para oferecer a pacientes da rede pública, por meio do programa “Saúde Já”.
O valor deve significar 25 mil consultas e exames, destinados a “zerar” a fila de espera por atendimentos nas áreas de Cardiologia, Urologia, Neurologia, Endocrinologia, Pneumologia, Reumatologia, Infectologia, Proctologia e Gastroenterologia.
A informação sobre o depósito foi repassada ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), que havia anunciado a verba em maio deste ano.
“Nosso trabalho é feito em etapas e, depois de garantir a indicação do recurso, estávamos aguardando o trâmite de pagamento pelo Governo Federal. Com o depósito realizado hoje (ontem), podemos trazer esta ótima notícia, de que este trabalho tão importante que está sendo realizado, que oferece à população de baixa renda consultas em consultórios particulares, vai continuar”, disse.
As consultas médicas são contratadas em consultórios e clínicas privadas, por meio de chamamento público.
Como todo esse procedimento já foi feito antes, não seria necessária a realização de uma nova licitação. Com isso, todos os atendimentos devem ser realizados no primeiro trimestre de 2020.
O programa “Saúde Já” teve início em 2018. Até o meio deste ano, quando a verba de R$ 1,5 milhão foi anunciada, dez mil pessoas já haviam sido atendidas por profissionais contratados dessa forma.
“Esse recurso será fundamental para a saúde de Americana, que perdeu muitos profissionais e tem uma grande demanda por especialidades. Tenho de agradecer ao deputado pelo empenho e comemorar, pois estamos aperfeiçoando e melhorando a saúde do município.”, declarou o prefeito Omar Najar (MDB).
Por Walter Duarte