segunda-feira, 17 agosto 2026
SAÚDE PÚBLICA

Americana confirma quarta morte por febre maculosa em 2026

Homem de 49 anos morreu em julho; município investiga locais prováveis de infecção e reforça ações de controle do carrapato-estrela
Por
Emilly Ferreira
Homem de 49 anos morreu em julho após permanecer internado; local provável da infecção ainda é investigado. Foto: divulgação

Americana confirmou a quarta morte por febre maculosa em 2026. A vítima é um homem de 49 anos, que morreu em 24 de julho após permanecer internado em um hospital público. O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. O local onde o homem teria sido infectado ainda está sendo investigado pelo PVCE (Programa de Vigilância e Controle do Escorpião e Carrapato).

Município tem áreas consideradas de risco
Segundo a Prefeitura de Americana, as áreas consideradas de risco recebem ações de controle do carrapato-estrela. Entre as medidas está a aplicação de Metarhizium, um fungo utilizado no controle biológico do animal. O produto já foi aplicado na Orla da Praia dos Namorados e na Avenida Bandeirantes.

O município também realiza a instalação de cercas e placas informativas e orienta a população a evitar o contato com áreas próximas a rios, córregos, lagoas e represas. Entre os locais classificados como áreas de risco estão regiões de Carioba, Praia dos Namorados, Praia do Zanaga, Jardim Mirandola, Ribeirão Quilombo, Rio Jaguari e áreas próximas à Represa do Salto Grande.

Sintomas exigem atenção
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapatos infectados, principalmente o carrapato-estrela. Sem diagnóstico e tratamento precoces, a doença pode evoluir rapidamente e apresentar alta letalidade. Febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e outros sintomas podem aparecer nos primeiros dias. As manchas vermelhas na pele, frequentemente associadas à doença, podem surgir somente depois.

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente diante de sintomas compatíveis e informar ao profissional de saúde caso tenha ocorrido contato com carrapatos ou permanência em uma área considerada de risco.

A TV TODODIA já produziu um especial sobre febre maculosa, com informações sobre transmissão, sintomas, diagnóstico e formas de prevenção.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também