segunda-feira, 6 maio 2024

Ataques nas unidades escolares afetam saúde mental de estudantes, pais e professores

Em entrevista à Rede TODODIA, psicopedagoga Géssica Fernandes explica como os alunos têm lidado com a situação, a importância da promoção de um ambiente seguro e a necessidade do cuidado com a saúde mental na comunidade escolar

Foto: Rafael Alves / Rede TODODIA

Por Nayara Lourenço

Os recentes ataques nas unidades escolares têm causado preocupação aos alunos, pais e professores. O cuidado com a saúde mental é uma das ferramentas para tranquilizar os profissionais de educação e, principalmente, os estudantes. Através de um trabalho direcionado à essa área, a psicopedagoga Géssica Fernandes explica como os atentados afetam a comunidade escolar, a importância do cuidado com a saúde mental e a promoção de ambientes seguros.

“Hoje eu atendo crianças que estão manifestando dores, tensão, isso que a gente nem está falando de aprendizado […] a ideia agora é trazer a verbalização de todos os sentimentos, promover um ambiente de tranquilidade, um bate-papo, a criação de núcleos, ações juntamente com os adolescentes, para que eles consigam absorver, psicologicamente, tudo isso”, explica a psicopedagoga.

“Nesse momento é essencial nós, como pais, como educadores, transmitir para os nossos filhos uma segurança emocional e física […] a criança tem uma expectativa de um futuro seguro. A primeira coisa que eu diria para fazermos, como seres humanos e pais, é passar tranquilidade, promover um ambiente de tranquilidade e leveza, existe toda essa tensão, mas dentro da escola precisamos promover ambientes onde tenham brincadeiras, grupos, nunca deixar as crianças sozinhas, para a gente conseguir se apoiar e trazer essa leveza para as crianças”, afirma a especialista.

Nessa terça-feira (11), o prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) anunciou a contratação de profissionais de psicologia para as escolas municipais. “Vejo que o Chico, juntamente com o Vinícius e toda a equipe pedagógica de Americana tem feito um ótimo trabalho em relação a suporte emocional para todos esses educadores e, principalmente, alunos […] com a ajuda desses psicólogos, já é um bom caminho, eu acredito que quanto mais a gente investe em saúde mental, mais efetivo é o nosso resultado”, complementou Géssica.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também